Estudantes de Camaçari recebem treinamento em primeiros socorros e combate a incêndios

Na manhã desta quinta-feira (10), foi realizado, no Centro Comercial de Camaçari, um treinamento do Projeto das Brigadas de Emergência nas Escolas da Bahia, com o objetivo de capacitar os estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho e futuros brigadistas do Colégio Estadual de Tempo Integral José de Freitas Mascarenhas, localizado no bairro Alto da Cruz. A ação, conduzida pela equipe de bombeiros civis de Simões Filho, teve como foco o ensino de primeiros socorros e combate a incêndios.

O treinamento preparou cerca de 20 brigadistas para atuarem em emergências, com ensinamento de técnicas como reanimação cardiopulmonar (RCP), manobras de desengasgo e uso adequado de extintores. Além disso, os alunos foram orientados sobre como realizar evacuações seguras em situações de incêndio.

O coordenador do Projeto Brigada de Emergência nas Escolas da Bahia, Silvio Ribeiro, destacou a importância da iniciativa. “Aqui, na brigada, trabalhamos com turmas do primeiro, segundo e terceiro ano, para que os estudantes repassem o conhecimento entre si. A ideia de criar o grupo de brigadistas partiu dos próprios alunos do curso de Segurança do Trabalho, inspirados pela tese do professor Carlos Chê. O objetivo, agora, é que o projeto chegue a mais escolas, formando brigadas que ajudem a gestão a manter um ambiente escolar mais seguro”.

Os brigadistas estarão aptos a atuar no ambiente escolar, respondendo a emergências e participando de exercícios simulados de prevenção e segurança. Com essa formação contínua, a comunidade escolar estará, cada vez mais, preparada para agir de forma eficiente diante de situações de risco.

Roberto Conceição da Silva, bombeiro civil responsável por ministrar o treinamento, reforçou a importância de capacitar os jovens. “Estamos aqui para ajudar na formação de futuros heróis. Esses estudantes, no futuro, estarão salvando, cuidando e protegendo não apenas no ambiente escolar, mas também em suas comunidades e famílias. Hoje, eles aprenderam a parte teórica e, em seguida, vão para a prática, realizando combate a incêndios, imobilização, evacuação e RCP, para que estejam prontos quando uma situação real ocorrer”.

Os alunos do José de Freitas Mascarenhas demonstraram grande comprometimento durante o treinamento. Helena Oliveira Neta, 17 anos, aluna do 2º ano técnico em Segurança do Trabalho, compartilhou suas impressões. “Participar da brigada nos prepara para emergências. Saber como agir é essencial para evitar erros ou danos maiores. Eu entrei no curso técnico por incentivo da minha mãe e sou muito grata, porque amo o que faço e aprendo tanto na escola, quanto aqui na brigada”.