Estudantes quilombolas e indígenas da Bahia celebram notas altas na redação do Enem 2024

A educação inclusiva da Bahia tem gerado resultados notáveis. Estudantes quilombolas, indígenas e do campo comemoraram boas notas na redação do Enem 2024, destacando o impacto positivo de políticas públicas voltadas à equidade educacional. O estado alcançou a quarta colocação nacional entre as redes públicas de ensino, com muitos dos melhores desempenhos vindos das 42 escolas quilombolas e 71 unidades indígenas administradas pela Secretaria da Educação do Estado (SEC).

Entre os destaques está Franciele Ribeiro de Souza, de 19 anos, aluna do Colégio Estadual Quilombola Luís José dos Santos, em Campo Formoso, que obteve 900 pontos na redação. “O tema do Enem condizia com minha realidade. Minha escola e o Programa Universidade Para Todos foram fundamentais para o meu preparo. Quando vi minha nota, fiquei eufórica”, relatou a estudante.

Outro exemplo de superação é Joel de Jesus Dantas, de 18 anos, do CETEP do Piemonte Norte do Itapicuru, em Jaguarari, que alcançou 940 pontos. Joel atribui seu desempenho à dedicação nos estudos. “Escrevia uma redação por semana e praticava exercícios diariamente. Quando vi minha nota, fiquei incrédulo, mas extremamente feliz”, contou.

Em Rodelas, Maria Luiza Cruz Fonseca, de 18 anos, aluna do Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas, também alcançou 900 pontos. “Ver minha família orgulhosa foi uma das melhores sensações que já vivi. Sou grata aos professores e à gestão da escola pelo apoio”, destacou.

Compromisso com a inclusão
A diretora de Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais da SEC, Poliana Reis, reforçou o impacto das políticas educacionais específicas para comunidades tradicionais. “A Bahia promove um modelo inclusivo, respeitando a diversidade e os territórios. As notas altas refletem a transformação concreta na vida desses estudantes e de suas comunidades”, afirmou.

O Enem 2024 contou com cerca de 376 mil inscritos na Bahia, sendo 113 mil da rede estadual, resultado do esforço do Governo do Estado para universalizar o acesso ao exame.