Exposição inédita de Akira Cravo marca inauguração de galeria
No mundo das artes, a matriz é a base física ou conceitual a partir da qual uma obra é criada. Ou seja, é onde tudo começa. Por isso, quando o fotógrafo Kiolo e o empresário Moacy Veiga se uniram para trazer um novo projeto à cena artística baiana, não tiveram dúvidas sobre o nome. A Galeria Matriz chega para celebrar as matrizes criativas de artistas que têm a Bahia como essência, reverenciando o legado de nomes que já fizeram história e abrindo espaço para a expressão de novos talentos.
A proposta poderá ser conferida durante a sexta edição da Casas Conceito, que ocupa o Palacete Tira-Chapéu (Rua Chile), de 3 de setembro e 3 de novembro. Com um projeto criado especialmente para a mostra, a Galeria Matriz estreia em grande estilo, apresentando ao público a exposição “Das cores e sombras”, com fotografias inéditas de Akira Cravo, que morreu precocemente em 2023. A curadoria caberá a Lukas Cravo, designer, fotógrafo e irmão do artista homenageado.
Ao longo da programação, o ambiente, que tem assinatura do arquiteto Danilo Cajaíba, também servirá como cenário para eventos culturais, além de funcionar como vitrine para outros artistas representados ou cujas obras foram adquiridas pela Galeria Matriz. Esse acervo inclui nomes como Ademir Martins, Caetano Dias, Calasans Neto, Carybé, Deise Pucci, Emanuel Araújo, Floriano Teixeira, Jamison Pedra, João José Rescala e Mario Cravo Jr.