
Farofas da chef Tereza Paim brilham em jantar do Guia Michelin Brasil
A chef baiana Tereza Paim levou o sabor autêntico da Bahia para um dos eventos mais prestigiados da gastronomia mundial. Sua linha de farofas artesanais foi um dos grandes destaques do jantar da cerimônia de premiação da 8ª edição do Guia Michelin no Brasil, realizado no início da semana em Brasília. O evento contemplou os restaurantes estrelados do eixo Rio de Janeiro e São Paulo.
Servidas como parte do menu oficial da noite, as farofas de Tereza Paim ganharam destaque por representar a riqueza dos ingredientes regionais e a força da culinária nordestina. “Nossas farofas representam o DNA nordestino e brasileiro, em sua essência. Um produto que faz a festa de muitos paladares e que alimenta muitas famílias”, afirmou a chef, que também exporta sua linha para fora do Brasil.
O jantar foi elaborado com produtos do projeto AgroBR e do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Sistema CNA/Senar, e reuniu sabores autênticos de várias regiões do país. Ao lado das farofas baianas, também brilharam na mesa itens como o palmito de pupunha da Philá, as geleias de umbu e maracujá da caatinga, da Coopercuc, e a geleia de mel de cacau da Natucoa (Coopesba), todos exaltando a diversidade e qualidade da produção artesanal brasileira.
A participação de Tereza Paim neste evento reforça a visibilidade e a valorização da culinária baiana em palcos de reconhecimento internacional. O uso de ingredientes típicos e o respeito à tradição colocam sua cozinha em posição de destaque no cenário gastronômico nacional.
O Guia Michelin, conhecido por avaliar e premiar os melhores restaurantes do mundo, escolheu celebrar essa edição com um cardápio enraizado na tradição e autenticidade dos sabores brasileiros — e a Bahia esteve muito bem representada.