Feira de Artesanato Indígena movimenta o MAC_Bahia neste final de semana

De sexta a domingo, 25 a 27 de abril, o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_Bahia), na Graça, recebe a Feira de Artesanato da Bahia – Edição Indígena. O evento, que é aberto ao público, contará com a participação de trinta artesãos e artesãs de mais de 10 povos originários de diversos territórios da Bahia. A abertura oficial acontece na sexta-feira (25), às 17h, com atrações artísticas indígenas e danças ritualísticas.

A feira encerra a programação do Abril do Artesanato Indígena, uma ação promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA). Durante o evento, serão comercializadas peças artesanais produzidas com argila, fibras naturais, madeira, piaçava e penas. Entre os itens disponíveis, estão cumbucas de cerâmica tauá, maracás, arcos e flechas, colares, cocares, instrumentos musicais e adornos corporais.

Os povos representados incluem os Tupinambá, Tumbalalá, Pataxó Hã-Hã-Hãe, Kiriri-Xocó, Xuku-Kariri, Kiriri, Pataxó, Tuxá, Xukurú, Funiô e Kaimbé, entre outros. A feira é uma oportunidade para conhecer a riqueza e a diversidade cultural dos povos indígenas da Bahia.

Além da feira, o público poderá visitar a exposição “Ecos Indígenas”, também no MAC_Bahia, reunindo obras de nove artistas plásticos indígenas. A mostra traz fotografias, pinturas e esculturas assinadas por Célia Tupinambá, Elis Tuxá, Jorrani Pataxó, Kelner Atikum Pankará, Mamirawá, Raiz Lima, Renata Tupinambá, Tiago Tupinambá e Yacunã Tuxá. A exposição segue aberta até o dia 30 de abril.