Festival Curto Circuito das Artes movimenta Salvador com programação gratuita até janeiro de 2025
O Curto Circuito das Artes continua levando música, dança, teatro e literatura aos espaços culturais de Salvador. Desde novembro, o festival tem promovido oficinas e apresentações gratuitas em locais como a Casa do Benin, o Teatro Gregório de Mattos e o Espaço Boca de Brasa. As atividades, que seguem até fevereiro de 2025, têm como objetivo fortalecer a cena cultural soteropolitana e preparar a cidade para um verão repleto de manifestações artísticas.
Nesta sexta-feira (13), as oficinas e apresentações incluem a exposição “Plantações de Autoestima”, de Sagaz e Pipino, que utiliza o grafite para abordar questões identitárias e culturais. No sábado (14), atividades como a criação de mandalas e oficinas de grafite continuam na Casa do Benin. A programação também traz a leitura dramática “AQUAMÁRIO”, às 15h, no Café-Teatro Nilda Spencer, fruto da residência “Temporada de Verão com as Liliths”, que explora o mito de Lilith sob a perspectiva de artistas LGBTQIAPN+ e mulheres.
Destaques da programação
- Exposição “Plantações de Autoestima”: aberta até 21 de dezembro na Galeria da Cidade, no Teatro Gregório de Mattos. A mostra ainda oferece oficinas criativas, como grafite e criação de personagens.
- Residência “Design Thinking e Encenação Teatral”: de 16 a 18 de dezembro, no Boca de Brasa Centro, o público poderá participar de workshops que unem arte e inovação.
- Residência “Mergulho – O Poder do Som”: organizada pela DJ e sacerdotisa Nai Kiese, propõe rituais sonoros e reflexões sobre a espiritualidade afrodiaspórica na Casa do Benin, com início no dia 17 de dezembro.
Com atividades gratuitas, o festival reforça a ocupação dos espaços culturais da cidade, promovendo o encontro entre artistas e comunidade.