Festival em Salvador celebra o Dia Nacional do Samba de Roda com programação especial
O samba de roda, patrimônio cultural imaterial da humanidade, será celebrado em grande estilo no I Festival de Samba de Roda da Bahia, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro, em Salvador. O evento marca os 20 anos de salvaguarda e resistência da Asseba (Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia), reunindo dez grupos de samba de roda de diversas cidades baianas.
Na sexta-feira (29), a programação começa às 9h, na Casa dos Sete Candeeiros, no Centro Histórico, com uma roda de conversa conduzida por nomes importantes do samba de roda. Entre os participantes estão a Mestra Chica do Pandeiro, de Feira de Santana, o Mestre Rosildo, de Saubara, além de especialistas como Olivia Roberta (IPAC) e Naiane Paraguaçu (Asseba Jovem).
No sábado (30), a festa continua no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, a partir das 14h, com apresentações de grupos como Bicho da Cana (Salvador), Samba Chula Os Filhos de Zé (São Francisco do Conde), Samba das Pretas (Santo Amaro) e Sinfonia do Pandeiro (Irará). O festival celebra o Dia Nacional do Samba de Roda, instituído pela Lei nº 13.557, de 2017, e promete destacar a riqueza e diversidade dessa manifestação cultural tão importante para o estado.
Com acesso livre e gratuito, o evento é realizado pela Asseba e conta com apoio financeiro do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia) e instituições como IPHAN, Secult Bahia e Governo do Estado da Bahia. A produção executiva é assinada pelos coletivos Quilombo Cultura Viva e Casa das Águas Comunicação e Cultura.