
Festival Movimenta Cajazeiras abre inscrições para oficinas e mostra de dança
Com foco na dança, cultura e fortalecimento das expressões artísticas periféricas, o Festival Movimenta Cajazeiras chega à sua segunda edição em 2025, levando oficinas gratuitas e programação artística para diferentes pontos do bairro de Cajazeiras, em Salvador. As convocatórias para oficinas e para a Mostra Movimenta estão abertas até o dia 28 de abril, e podem ser feitas pelo perfil do projeto no Instagram: @movimentacajazeiras.
Voltado para pessoas pretas e LGBTQIA+ a partir de 16 anos, com ou sem experiência artística, o festival promove oficinas de dança de blocos afro (adulto e infantil), dança moderna, dança de salão e elaboração de projetos para dança. Além disso, a Mostra Movimenta, que acontece no dia 31 de maio no Espaço Boca de Brasa (Cajazeiras), vai selecionar 10 trabalhos artísticos em dança, entre solos, duos, trios ou grupos. Cada proposta receberá um cachê entre R$300 e R$1.000.
A programação inclui ainda três espetáculos de dança locais, que integram a “Mostra MovimentaCena”: “Nós por nós”, da Cia Uzarte (10/05), “Sample: é que nem cortar quiabo”, de Bruno de Jesus (17/05), e “Malemolência”, do Grupo Jeitus (24/05). Todos com entrada gratuita.
Outro destaque é a roda de conversa “Futuros Criativos”, que acontece no dia 25 de maio no Polo Criativo de Cajazeiras, promovendo reflexões sobre políticas de acesso e permanência na cultura.
Idealizado pela Criad’ouro Produções, o festival é uma resposta direta à ausência de políticas públicas voltadas à dança na região. “Cajazeiras é uma cidade dentro da cidade, com produção artística pulsante. Criamos o festival por necessidade e ele foi abraçado pela comunidade desde a primeira edição”, conta o produtor Marcos Ferreira, um dos idealizadores.
Com ações formativas e valorização dos artistas locais, o Movimenta Cajazeiras se consolida como um evento fundamental para a cultura periférica de Salvador.