Festival Recôncavo Instrumental retorna em novembro com músicos internacionais e brasileiros
O Festival Recôncavo Instrumental chega à sua segunda edição entre os dias 19 e 24 de novembro, promovendo a diversidade da música instrumental em cinco cidades do Recôncavo Baiano. Sob curadoria da renomada pianista Simone Leitão, o evento traz uma programação que conecta a música regional, clássica e a world music, com apresentações de músicos do Brasil e de países como Senegal, Reino Unido, Sérvia, Suíça, Gâmbia, Eslovênia e Estônia.
Além de shows, o festival oferece masterclasses, oficinas e workshops, incentivando o aprendizado e a troca cultural entre artistas e o público local. “A proposta democrática do nosso festival é celebrar a grande família humana através da diversidade de instrumentos, tradições e estilos”, destaca Simone Leitão.
O evento, realizado pelo Instituto Popular do Recôncavo (IPR) e com o apoio do programa Fazcultura, busca promover o acesso à música instrumental para os moradores da região. “É uma oportunidade de facilitar o acesso a uma manifestação cultural diferente”, ressalta Luan Peres, presidente do IPR.
O Festival Recôncavo Instrumental é realizado em correalização com a Brasil Classical, com patrocínio da Acelen e do Governo da Bahia, promovendo uma semana de imersão cultural no Recôncavo.