
Festival SiribAção movimenta o Conde com celebração à Capoeira e Cultura Popular
Entre os dias 01 e 12 de abril, o município de Conde, no Litoral Norte da Bahia, foi palco de uma verdadeira celebração da Cultura Popular com mais uma edição do Festival SiribAção. Realizado desde 2016 pela Associação Siribeira, o evento trouxe uma programação intensa, gratuita e aberta ao público, reunindo Mestres e Mestras da Bahia e de todo o Brasil, além de oficinas, rodas de capoeira, exposições, vivências e muita troca de saberes.
A edição deste ano marcou também os 20 anos de atuação da Associação Siribeira, com atividades distribuídas em 12 comunidades locais. A abertura contou com homenagens, entrega de brindes e rodas de conversa com crianças, adolescentes e jovens atendidos pela entidade. O festival teve ainda a presença marcante do Mestre Tonho Matéria, que conduziu a Caminhada Cultural.
Na segunda semana, o evento aprofundou as vivências com uma programação diversificada: observação da lua cheia com telescópio, oficinas de grafite, percussão, bonecas Abayomi, turbantes, samba de roda, Hip Hop, lettering, tintas naturais, e rodas de capoeira com nomes como Mestre Xalatão, Mestre Soneca, Mestra Claudinha, Mestre Paulão, Contramestre Japa e muitos outros.
Além das expressões culturais, o SiribAção também promoveu debates sobre temas socioambientais, como a preservação das tartarugas marinhas e aves costeiras, com o apoio do Projeto Tamar, e uma emocionante homenagem ao artista Marcelo Paiva (Eduane Rudhá), parceiro da associação que faleceu durante a pandemia.
A iniciativa é uma co-realização do Ministério da Cultura, com parceria da Tráfego de Ideias e do Instituto IDI, apoio da Prefeitura do Conde e patrocínio da Pan American Silver Brasil, Neoenergia Coelba e Instituto Neoenergia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“Foi um investimento imenso de energia e dedicação. Estamos extremamente gratos por tudo que vivenciamos juntos nestas duas semanas”, celebrou Mestre Dudu, coordenador de projetos da Associação Siribeira.
O Festival SiribAção se consolida como um espaço de fortalecimento das raízes culturais do povo baiano, com foco em educação, ancestralidade e resistência.