Flávio José fala sobre inspirações e respeito à tradição do forró no São João
O cantor e compositor Flávio José, renomado ícone do forró, concedeu coletiva de imprensa antes de seu aguardado show no São João da Bahia 2024. Durante a conversa, Flávio compartilhou suas inspirações e ofereceu valiosos conselhos para as novas gerações de músicos.
“A minha inspiração foi Luiz Gonzaga, quando eu tinha 5 anos de idade. Nunca imaginei que chegaria nessa situação de seguidor dele. Incentivo e fico feliz com essa moçada, que em muita menina tocando acordeon, muito menino também, mas antes de qualquer coisa, tem que se profissionalizar em outra coisa, se garantir para depois seguir. Porque a música é incerta, né? Pode acontecer, pode não acontecer, então se cuidar e depois pensar na música”, aconselhou o forrozeiro.
Além de destacar a importância de uma formação sólida, Flávio José expressou sua preocupação com a tendência atual de remixar clássicos do forró. Ele comentou sobre a prática de usar samples de músicas antigas em novos ritmos e letras, enfatizando a necessidade de respeitar as obras originais.
“Eu fico muito triste quando vejo alguém pegar uma obra de Luiz Gonzaga e bota em uma ‘levada’ que não tem nada a ver. Parece que se cansaram de fazer tantas coisas, que agora o que resta é mexer em uma obra que merece total respeito”, declarou Flávio.