Furdunço celebrou os 40 anos da Axé Music no Circuito Orlando Tapajós

O Furdunço 2025 levou uma multidão ao Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra) no último domingo (23), celebrando os 40 anos da Axé Music com grandes nomes da música baiana. No segundo dia do pré-Carnaval de Salvador, artistas como Daniela Mercury, É o Tchan, Olodum, Mudei de Nome, Tonho Matéria, Tuca, Babado Novo, Armandinho e Irmãos Macedo, Negra Cor e BaianaSystem garantiram a animação do público ao lado de outras 49 atrações.

Morando no Canadá há dois anos e meio, Mateus Vidal, ex-vocalista do Olodum, fez uma participação especial no evento. “É muita felicidade e gratidão. Mesmo afastado, não deixei de ser Olodum e sempre que puder estarei voltando”, afirmou.

O cantor Daniel Vieira comparou o Furdunço e o Fuzuê a uma prévia do Carnaval. “São como aulas inaugurais, onde todo mundo mostra um pouco do que vai acontecer na folia. É uma festa democrática, e fico feliz em participar”, comentou.

Fuzuê e Furdunço marcaram a edição 2025

A secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, destacou a energia positiva do pré-Carnaval. “Foi lindo o Fuzuê, cheio de crianças e famílias. Já o Furdunço trouxe ainda mais atrações e virou a madrugada. A expectativa para o Carnaval é a melhor possível”, afirmou.

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, também celebrou o sucesso dos eventos. “Tivemos a Barra cheia mesmo após a última atração. A cidade já bateu recordes de ocupação hoteleira e, se Deus quiser, tivemos o maior Furdunço de todos os tempos”, declarou.

Folia, irreverência e reencontros

Além da música, o Furdunço também foi palco para momentos de alegria e criatividade. O influenciador Paulo César Reis, 22 anos, vestiu-se de padre e carregava a placa “Já pecou hoje?”, brincando com os foliões. “Espero que este ano tenha sido tão incrível quanto os anteriores. O Furdunço já virou parte oficial do Carnaval”, disse.

O grupo Amoras, formado por 28 mulheres vestidas com trajes inspirados em Carmen Miranda, levou diversidade e empoderamento feminino ao evento. “O Furdunço é um espaço de liberdade e expressão, e a gente ama participar”, comentou Luana Pinheiro, administradora e integrante do grupo.

Já o turista André Barreto, 59 anos, voltou ao Carnaval de Salvador após três décadas e trouxe o marido, Ralf Oelschlager, 60, dos Estados Unidos. “Foi maravilhoso reviver essa energia”, disse.

Serviços garantiram conforto e segurança aos foliões

Para garantir o bem-estar do público, a Prefeitura de Salvador montou uma operação especial. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) fiscalizou publicidade irregular e organizou os espaços dos estabelecimentos comerciais. Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuou com 500 agentes para ordenar os ambulantes.

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) instalou um posto especial na praia da Barra, onde os salva-vidas realizaram três resgates sem gravidade. A Guarda Municipal de Salvador (GCM) também reforçou a segurança com mais de 500 agentes.

Além disso, os foliões contaram com transporte e trânsito organizados pela Transalvador e Semob, instalação de sanitários químicos, limpeza das vias pela Limpurb e atendimento médico em módulos de saúde no Farol da Barra e Morro do Gato, garantidos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Com recorde de público e estrutura reforçada, o Furdunço 2025 reafirmou seu lugar como uma das festas mais aguardadas do pré-Carnaval de Salvador.