Gabi Guedes e PRADARRUM apresentam “Matriarcas” na Casa Rosa

A força da ancestralidade vai tomar conta do palco do Teatro Cambará, na Casa Rosa, no dia 10 de abril, às 20h, com o show “Matriarcas”, de Gabi Guedes e seu projeto PRADARRUM. A apresentação faz parte da programação do Quinta da Casa e mergulha nas raízes do candomblé com uma fusão poderosa de ritmos afro-brasileiros.

Gabi Guedes, mestre da percussão e referência musical da Bahia, sobe ao palco ao lado de Felipe Guedes (clarinete e guitarra), Isaías Rabelo (teclado) e Ldson Galter (baixo), trazendo um repertório que une os toques das nações Angola, Ketu e Gêge com elementos do samba, salsa, funk e jazz. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e estão à venda pela Sympla.

Nascido no Alto do Gantois, Gabi carrega quase 50 anos de vivência entre terreiros e palcos do mundo todo. Com passagens por mais de 10 países, já tocou com artistas como Jimmy Cliff, Margareth Menezes, Lazzo, Hermeto Pascoal e muitos outros. Sua trajetória se reflete no PRADARRUM, projeto que busca valorizar e preservar os sons do candomblé de forma respeitosa e criativa.

O álbum “Matriarcas”, lançado em março de 2024 pelo programa Natura Musical, é o primeiro do grupo e reverencia Yalorixás e Alabês, figuras centrais na resistência e preservação da cultura afro-brasileira. O disco reúne 10 faixas com cantos tradicionais adaptados e composições de nomes como Letieres Leite, Rosa Nunes e Panteras Negras, além das participações de Ellen Oléria e Márcia Short.

O “Quinta da Casa” é uma iniciativa contemplada pelo edital Gregórios – Ano IV, promovido pela Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador e Ministério da Cultura, por meio da PNAB. Em 2025, o projeto realizará 20 edições com programação diversa e gratuita ou a preços populares, abrindo espaço para artistas da nova cena local.

Além de acessibilidade arquitetônica, o show contará com tradução em Libras, reforçando o compromisso com a inclusão e a democratização do acesso à cultura.