
Globo Repórter especial celebra 40 anos do Parque Nacional da Chapada Diamantina
Nesta sexta-feira (2), após a novela “Vale Tudo”, o Globo Repórter exibe um episódio especial em homenagem aos 40 anos do Parque Nacional da Chapada Diamantina, uma das maiores joias naturais da Bahia. Com coprodução da TV Globo e da TV Bahia, o programa mergulha nas paisagens, histórias e personagens que fazem da Chapada um dos destinos mais encantadores do Brasil.
Durante quase 20 dias, a equipe percorreu diversas cidades da região, registrando belezas como a Fazenda Pratinha, famosa por suas grutas de águas cristalinas, e experiências únicas como o silêncio de um mosteiro em Mundo Novo, onde monges vivem em conexão com a espiritualidade, longe do agito urbano.
O especial também explora o passado garimpeiro da Chapada e como ele deu lugar ao turismo sustentável, à agricultura familiar e até à produção de vinhos premiados. Em um desses locais, uma vinícola virou também uma galeria de arte, atraindo visitantes em busca de experiências que misturam natureza, arte e sabor.
Casais apaixonados escolhem a Chapada para casar em cenários como orquidários com mais de 1.600 espécies nativas, ou para viver aventuras como passeios de balão com vista para o Morro do Pai Inácio. O programa também revela a delicadeza da flor sempre-viva, símbolo da região, e visita o Pantanal dos Marimbus, onde a natureza convida à contemplação.
O Globo Repórter mostra ainda a força das comunidades locais, como os quilombolas, que transformam o respeito à natureza em lição para as novas gerações, através de jogos educativos e atividades que celebram suas raízes.
A reportagem é assinada por Camila Marinho, com produção de Patrícia Trigueiros e Lílian Marques, direção de Gisele Machado, apoio técnico de Lélio Monteiro e imagens de Piero Caputo.