Grupo Botequim celebra Consciência Negra com roda de samba em Salvador

Em celebração ao Mês da Consciência Negra, o Grupo Botequim promove na próxima sexta-feira (8) a tradicional Roda de Novembro, um evento que promete uma noite especial de samba no Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, a partir das 21h. Com ingressos já disponíveis pelo Sympla, o encontro musical contará com a presença da cantora e compositora baiana Juliana Ribeiro, conhecida por seu trabalho em prol da valorização da cultura afro-brasileira e pela luta pela igualdade racial.

O samba, expressão cultural profundamente ligada às raízes africanas, será o destaque da noite, onde o Grupo Botequim, com seus 18 anos de trajetória, apresentará um repertório que homenageia as influências e legados africanos. O grupo, formado majoritariamente por artistas negros, reforça sua missão de difundir a cultura e história do samba, trazendo à tona clássicos e composições autorais que carregam a mensagem de resistência e igualdade racial.

Juliana Ribeiro, uma referência no samba e pesquisadora das raízes da música afro-brasileira, junta-se ao grupo para intensificar a celebração. Autora de canções como “Preta Brasileira”, Juliana é também historiadora e mestre em cultura e sociedade, e em sua música explora ritmos ancestrais como o lundu, côco, jongo, maxixe, batuque e o samba-de-roda. Sua presença reforça o papel feminino na luta pela igualdade, ampliando a representatividade negra na música.

O Grupo Botequim, reconhecido pelo trabalho de pesquisa sobre o samba tradicional brasileiro, vê na roda de samba do Mês da Consciência Negra uma oportunidade de expressar, através da música, a força e resiliência da cultura afrodescendente. Com uma interação calorosa com o público, a roda será composta por Roberto Ribeiro (cavaquinho e voz), Washington Rodrigues (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Bolota (percussão), Lalá Evangelista (percussão) e Brinquedo (surdo).