Heder Novaes lança álbum visual “SSA”, que une poesia, música e imagem em curta sobre Salvador

O multiartista Heder Novaes lançou nesta segunda-feira (4/11) o álbum visual SSA – Suspiros e Sussurros de Acordar, um curta-metragem poético que explora a relação entre Salvador e o corpo negro. O filme, disponível no canal do artista no YouTube, é uma expansão visual do EP de mesmo nome e mistura música, poesia e imagem para narrar a jornada de um personagem soteropolitano em sua busca por identidade e ancestralidade.

Dirigido por Heder Novaes em parceria com Mirian Fonseca, o curta-metragem é uma imersão multissensorial, que destaca um lado menos visível de Salvador, fora do mainstream. “O SSA apresenta uma Salvador que celebra e reflete as vivências e memórias do povo que forma a base cultural da cidade”, diz Heder.

A narrativa é conduzida pelas seis faixas do EP, cujas letras exploram temas como amor, pertencimento e pausa. Com influências rítmicas que passam por samba de cabila, agueré, ijexá e samba afro, Heder Novaes conta com vozes de peso como Lazzo Matumbi e Egbomi Cici de Oxalá, e o toque especial do berimbau de Raniere Angoleiro, filho do mestre Moa do Katendê.

Produzido pelo selo oCARTEL e financiado pelo edital Paulo Gustavo Bahia, o projeto convida o espectador a refletir sobre identidade e ancestralidade afro-baiana, proporcionando uma experiência cultural profunda.