Heder Novaes lança EP com poemas musicados e participações de Lazzo Matumbi, Cici de Oxalá e Arany Santana

Um poema musicado ou uma música recitada, é assim que Heder Novaes (@hedernovaes) brinca com ritmos, palavras e melodias, criando uma obra autêntica e notável em seu segundo EP SSA – Suspiros e Sussurros de Acordar, lançado HOJE, dia 17 de outubro. O álbum, que também ganhará uma versão audiovisual, conta com participações especiais de  Lazzo Matumbi, Egbomi Cici de Oxalá e Arany Santana. As músicas partem de referências culturais afrobaianas tanto na narrativa quanto em influências rítmicas que combinam samba de cabila, agueré, ijexá, capoeira e samba afro. OUÇA aqui

O EP ou Episódio Poético, como o artista chama, mergulha nas sutilezas da cidade de Salvador, misturando ancestralidade e contemporaneidade. São 6 faixas que tecem vivências, críticas e celebrações na relação entre a cidade e o povo negro. Cada poema musicado ganha uma dimensão sonora permeado pela força dos instrumentos percussivos e delicadeza dos instrumentos de sopro e cordas, além do coro de vozes que se unem em uma harmonia única.“Esse trabalho nasce de um olhar pra dentro de mim e do universo de referências musicais que absorvi da cidade de Salvador no decorrer de minha vida”, destaca Heder. 

Essa é a primeira fase de lançamento do projeto SSA, que também contará com um filme curta-metragem com as músicas do álbum como trilha sonora, que será lançado dia 25 de outubro. “A ideia é unir poesia, música e imagem em uma obra singular, que retrata momentos da vida de um personagem desta cidade, trazendo imagens de Salvador em paralelo a suas vivências pessoais, contato com ancestralidade e memórias afetivas, gerando uma experiência sensorial que potencialize essa imersão poética”.

O EP SSA, lançado pelo selo oCARTEL, tem produção musical e arranjo de Cândido que assina a concepção musical do álbum junto com Heder. O álbum também conta com Heverton Diodé e Beatriz Sena na percussão, Henrique Henzo no sax, Normando Mendes no trompete e Tito Fukunaga na flauta. Daniel Neto faz uma participação tocando acordeon na música “Reza”, acrescendo a elevação sagrada que a música propõe. Anne Heru, Talita Felício e Shirlei Silva abrilhantam algumas faixas com o coro de vozes, conduzindo o público para outras dimensões.

Heder destaca ainda a alegria de ter a participação de grandes nomes da cultura afrobaiana no álbum. “É um sonho contar com grandes referências para mim como a voz incomparável de Lazzo, a serenidade na reza da Egbomi Cici de Oxalá e a doçura no canto de Arany Santana, além de ter a música “SSA” toda pautada na capoeira Angola, com o toque de berimbau conduzido por Raniere Angoleiro, filho do mestre Moa do Katendê”.

O EP e filme SSA foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.