Hospital Roberto Santos promove reestruturação de processos para maximizar atendimento ao público

Referência na assistência de alta complexidade e maior unidade de saúde pública do Norte e Nordeste, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) vem promovendo reestruturação e ações com vistas a proporcionar, cada vez mais, a segurança, a qualidade na assistência e o acolhimento do paciente.

No mês de setembro, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) realizou uma série de atividades evolvendo as equipes multidisciplinares do hospital, para além de capacitar os profissionais, prestar uma melhor assistência a todos que são atendidos na unidade.

Rafaela Ferreira, coordenadora do NQSP, pontuou que as atividades consistiram na execução de “Jogos da Segurança”, que abordaram questões relacionadas às rotinas dos trabalhadores, à assistência e outras temáticas envolvendo o cuidado e a segurança tanto de pacientes quanto de profissionais.

Aliando ações desta natureza e a treinamentos diários para capacitar a equipe, a diretoria do HGRS promove, também, uma série de reestruturações, que resulta em um melhor atendimento ao paciente. Um exemplo é a implantação da Central de Maqueiros.

A partir de agora todas as solicitações serão realizadas pelo sistema virtual e o pedido “virá com todas as informações necessárias para melhorar o transporte do paciente”, destacou Irineu do Vale, coordenador do serviço de apoio.

Ele explicou que haverá um controle mais eficaz das necessidades do paciente. “Agora sabemos para onde ele (paciente) vai, qual exame/procedimento vai fazer, se precisa de algum suporte extra, se houver alguma intercorrência ficará registrada, dentre outras informações que vão constar na solicitação”, conta.

Irineu acrescentou que para lidar com mais de 350 transportes de pacientes por dia, é necessário ter um sistema mais criterioso para haver otimização de tempo, melhor redimensionamento da equipe e mais segurança para o paciente.

Já a Diretoria de Enfermagem implantou os diálogos múltiplos, que ocorrerão mensalmente, o que irá melhorar os fluxos, a comunicação com a equipe multidisciplinar, além de fazer um levantamento das necessidades dos setores para elaborar o plano de ação de cada um. A iniciativa envolve coordenadores médicos, de enfermagem, fisioterapia, serviço social, dentre outros profissionais.

A diretora geral do HGRS, Lucrécia Savernini, destaca que com processos e fluxos bem estabelecidos os profissionais trabalharão com mais segurança e os resultados das melhorias implementadas beneficiam diretamente os pacientes.

Ela esclarece que a iniciativa, que envolve todas as áreas (médica, enfermagem, fisioterapia, serviço social, psicologia), é feita com base em protocolos e normatizações existentes para saúde pública.

HGRS em números – Com 45 anos de fundado, é o maior hospital público do Norte/Nordeste, atende a alta complexidade, possui mais de 650 leitos; aproximadamente 7 mil colaboradores dos diversos vínculos, incluindo residentes, internos e estagiários; tem um ambulatório com cerca de 30 especialidades médicas, realizando em torno de 13 mil atendimentos por mês; um laboratório de análises que faz cerca de 140 mil exames (mês); além de possuir o Hospital do Homem, Maternidade para atendimento de alto risco; um Centro de Hemorragia Digestiva; ser referência em nefrologia, pediatria, clínica médica, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia geral, neurocirurgia, cirurgia pediátrica e neonatal, cirurgia vascular, entre outras especialidades médicas.

Para a diretora geral, Lucrécia Savernini, diante deste complexo de saúde que é o HGRS é imprescindível que constantemente sejam revisados e reajustados os fluxos, protocolos e rotinas do hospital.