LAB Território lança EP “Novas Vozes na Bahia” com trabalho autoral de seis jovens artistas

Seis novos artistas baianos apresentam seus trabalhos e identidades musicais únicas no lançamento da coletânea “Nova Vozes na Bahia”, realizado pelo projeto LAB Território. O EP conta com a participação dos artistas Dani d’ Bêla, Quilombola OG, Iná Tupinambá, Nayri, Victor e Viik Amazi, e chega às plataformas digitais HOJE, dia 02 de outubro (quarta). OUÇA AQUI: https://open.spotify.com/intl-pt/album/2PlwezWL36sz3uLae0LIdD

Os artistas que foram selecionados pelo projeto passaram por um processo de formação laboral, intercâmbio, residência artística e apresentaram suas músicas autorais pela primeira vez em um show no Teatro Eliete Teles, em Lauro de Freitas. Agora as canções chegam ao público através do EP que contempla diversos estilos musicais como MPB, rap, samba, afrobeat, entre outros.

Bisneta do eterno Mestre de samba chula “Ruxinho´´, Dani d’ Bêla apresenta sua voz singular e marcante na música “Nego bom”, em uma mistura dançante com influências da mpb, axé music e afrobeat. Partindo do rap em uma mistura com mpb, o artista Quilombola OG canta o amor, a resistência preta e empoderamento na música “África”, em uma mensagem contra o colonialismo e celebrando a ancestralidade. Iná Tupinambá traz suas referências indígenas e baianas para compartilhar histórias através da música. Em “Rua da Glória, 20”, Iná nos mostra uma canção envolvente e suingada com influências do afrobeat e pagotrap, trazendo símbolos da cultura periférica de Salvador.

Ganhadora do Prêmio Luiz Melodia de Canções Afro Brasileiras da Fundação Cultural Palmares, Nayri chama para uma reflexão à pausa, ao amor e a ancestralidade com a canção “Convite”, em ritmo suave que contempla influências do Jazz, R&B e o Neo Soul. O cantor, compositor e produtor Victor parte de sua experiência pessoal para transmitir as emoções e falar da conexão entre uma relação amorosa na música “Vem comigo”, em uma balada romântica com toques do axé music. Fechando a coletânea, Viik dá continuidade ao clima de romance e paquera com a música “Clima”, em uma composição de ritmos afrobeats e dancehall, que nasce a partir de uma conversa sobre afetos no metrô de Salvador.

O LAB Território – Profissionalização de Novas Vozes na Bahia é uma iniciativa entre a Yguá Produções Culturais e o Cartel que tem como objetivo ser um espaço de aprendizado e crescimento para jovens artistas iniciantes no setor musical, focado em fortalecer e capacitar talentos emergentes.

As músicas do EP também ganharão uma versão em vídeo, gravada durante a apresentação do show no Teatro Eliete Teles, que contará com recursos de acessibilidade, incluindo audiodescrição e libras.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022