Lavagem de Madeleine é destaque do Mosaico Baiano deste sábado

O Mosaico Baiano cruzou o Oceano Atlântico e desembarcou na cidade mais turística do mundo. Paris é o cenário do programa deste sábado, 28, que vai mostrar os bastidores e o cortejo da maior e mais importante manifestação afro-brasileira na Europa: a Lavagem de Madeleine.

O apresentador Pablo Vasconcelos e o cinegrafista Angelo Moraes conversaram com o idealizador do evento, o baiano de Santo Amaro, Roberto Chaves – morador de Paris há mais de 30 anos. “Criei a lavagem para matar um pouco da saudade que eu sentia da Bahia. O que começou como banzo, virou orgulho e hoje a lavagem é patrimônio da França”, conta Robertinho – como prefere ser chamado.

A lavagem, que esse ano reuniu mais de 80 mil pessoas, segundo a organização do evento, teve o comando de Carlinhos Brown, um dos sócios da festa.

Com talento e carisma inconfundíveis, além da habilidade de envolver o público, Brown e sua banda colocaram franceses, brasileiros e gente de todos os cantos para caírem no que ele acredita ser o primeiro pagodão francês. “Essa música que exalta a lavagem e traz na sua rítmica a sonoridade da bacurinha, instrumento que eu criei, tem o objetivo de agregar todos os povos, pois esse é o sentido da Lavagem de Madeleine, reunir pessoas, independente de raça, cor ou religião”, explica o artista.

O programa, que tem a produção do jornalista Jones França, vai ao ar às 14h35, na tela da Rede Bahia e vai mostrar ainda o tempero de uma baiana que faz sucesso em um mercado da Cidade Luz. La Bahianese é o lugar onde baianos e turistas se encontram para matar a saudade da Bahia por meio da culinária oferecida por Mariele Góes. No dia em que a equipe visitou o local, os clientes fizeram fila para saborear acarajé e caipirinha de limão.

E se tem Bahia, tem baiano! Acompanhado do jornalista nascido em Xique-Xique, Danilo Rocha Lima, que há 15 anos reside em Paris, Pablo Vasconcelos conheceu alguns dos pontos turísticos mais famosos da cidade: Torre Eiffel, Museu do Louvre, Ponte Alexandre III e Catedral de Notre-Dame.