Maragogipe recebe Recôncavo Afro Festival com cultura, música e tradição

O município de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, será palco da 1ª edição do Recôncavo Afro Festival (RAF) entre os dias 28 e 30 de novembro. Com entrada gratuita, o evento destaca a rica cultura local, incluindo apresentações da Orquestra Popular de Maragogipe e dos tradicionais Mascarados, reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia.

A programação reúne música, dança, cinema e artes visuais. Na quinta-feira (28), o festival começa com um aulão de dança afro e a abertura de uma exposição de artes visuais. Na sexta (29), o destaque é para as mostras de filmes como Café com Canela, de Glenda Nicácio, além de shows de MC Jayne e Waha Macy. No sábado (30), Os Mascarados de Maragogipe encantam o público em um ciclo de dança, e o evento encerra com apresentações de Samba do Lu e Magno Mendes.

A feira empreendedora, que acontece durante dois dias, promove o trabalho de artesãos e produtores locais, fortalecendo a economia criativa. Para Luciana Brasil, coordenadora-geral do RAF, o evento “celebra a conexão entre os artistas do Recôncavo e promove a valorização das riquezas culturais de Maragogipe”.

Idealizado pela Odé Produções e Ayabá Produtora Criativa, o festival é patrocinado pelo Nubank, com apoio da Prefeitura de Maragogipe e do Governo da Bahia.