Matrícula da rede estadual de ensino começa com foco na inclusão e praticidade

O período de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede estadual de ensino da Bahia começou nesta segunda-feira (13) e seguirá até o dia 21 de janeiro. O processo é realizado exclusivamente on-line, através do portal ba.gov.br, e está organizado em etapas para atender diferentes grupos de estudantes.

No primeiro dia, o atendimento é dedicado exclusivamente às Pessoas com Deficiência (PcD). A Secretaria da Educação do Estado (SEC) orienta que os interessados criem uma conta na plataforma em nome do estudante e acessem o sistema na data correspondente à sua etapa de matrícula, informando a série e o turno desejados.

O cronograma segue com a transferência de alunos da rede estadual no dia 14. Já nos dias 15 e 16 de janeiro, serão atendidos os concluintes do 5º ou 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal que ingressarão no 6º ano do Fundamental ou 1º ano do Ensino Médio em escolas estaduais. No dia 17, estudantes de todas as redes poderão se inscrever para o Ensino Fundamental, e nos dias 20 e 21, será a vez das matrículas para o Ensino Médio.

Documentação necessária
Após realizar a solicitação de matrícula on-line, o interessado ou responsável deve comparecer à unidade escolar em até cinco dias úteis, levando os seguintes documentos obrigatórios:

  • Histórico Escolar (original);
  • RG ou Certidão de Registro Civil;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Carteira de Vacinação (para alunos até 18 anos).

A SEC reforça a importância de cumprir os prazos e apresentar a documentação completa para garantir a vaga desejada e acesso aos programas sociais oferecidos pela rede estadual de ensino.