MC Marechal, 3° Round, Ananda Santana e Anderson Shon são nomes confirmados para a 4ª Festa Arte e Identidade
Arte, literatura, identidade e representatividade. Esses são os pilares da Festa Literária Arte e Identidade que, pela quarta vez, traz os holofotes para a literatura negra infantojuvenil em espaços culturais do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. Nos próximos dias 19, 20 e 21 de setembro, o encontro está marcado com diversos artistas, educadores e escritores que vão compartilhar suas experiências e enriquecer o debate sobre a periferia enquanto berço de produções artísticas, que transcendem fronteiras e passeiam por questões históricas, sociais e políticas sob diferentes perspectivas.
Entre as presenças confirmadas, uma coisa é certa: o público vai acessar um verdadeiro espetáculo de criatividade, com poesia musicada, informação, diversão e, claro, muita melanina. É destaque da programação, por exemplo, o rapper e ativista brasileiro MC Marechal (RJ), um dos maiores nomes da cena rap brasileira, criador do Projeto Livrar e da Batalha do Conhecimento, que revelou diversos jovens artistas da periferia do Rio de Janeiro. Ao lado dele, deram sua confirmação o 3º Round, maior circuito de rima improvisada do Norte e Nordeste, a grafiteira Ananda Santana, há sete anos dando vida a representações vibrantes e poderosas de mulheres negras, e o escritor, poeta, educador e quadrinista, Anderson Shon.
Ainda estão na grade do evento Dejanira Rainha Melo, professora e idealizadora da Biblioteca Social Afro-Indígena Meninas do Subúrbio, e o grupo de teatro infantojuvenil Bonde da Calu, liderado pela atriz, escritora, produtora cultural e mestre em educação Cássia Valle. Entre os lançamentos literários, estreiam no evento os livros Ayana e o Passeio à Lagoa do Abaeté, da escritora Claudya Costta, e Awon Ona Jagun – Narrativas de Mãe Carmen de Osaguian.
Representatividade negra e periférica – Criado em 2013 e realizado pela Kalifa LXXI, o 3º Round participa da 4ª Festa Literária de Arte e Identidade pelo segundo ano consecutivo, com a promessa de romper estereótipos quando o assunto é representatividade na produção literária. “Durante muito tempo, a literatura e a poesia foram vistas como expressões eruditas, elitizadas e distantes da realidade das pessoas pretas, em grande parte devido à falta de representatividade – algo que permeia quase todos os aspectos de uma sociedade com um passado/presente colonial. Acreditamos que é o momento de destacar o que a periferia sempre produziu, especialmente no campo da arte e cultura, projetando novos futuros e colocando em evidência o protagonismo negro e periférico”, comenta André Costa, mais conhecido como Cosca, idealizador do 3º Round.
Super-herói negro – Seja pelo formato de literatura de rua, muitas vezes não escrita – como é o caso das rimas improvisadas – por livros ou até quadrinhos, os convidados da 4ª Festa Literária Arte e Identidade promovem a democratização do acesso à literatura e à inovação, promovendo sua relevância cultural e social. É o caso do escritor, poeta, educador e quadrinista Anderson Shon, que vai conduzir uma conversa sobre afrofuturismo por um universo onde a poesia se conecta com a prosa e o mundo nerd, sempre com uma pitada de superpoderes e com a mensagem de ‘resistir para existir’. “Acho que é da periferia que sai o que há de mais belo das artes, porque são pessoas que vivem na contradição social de tentarem ser apagadas o tempo todo, mas resistirem”, comenta ele.
Curadoria com foco nas potências negras – Nos bastidores da 4ª edição da Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil, um dedicado time de curadoria, formado exclusivamente por mulheres negras, está cuidando de cada detalhe para preparar uma edição que promete ser memorável. Esse grupo, composto por Cássia Valle, Karla Daniella Brito, Helena Nascimento e Taisa Ferreira, se destaca pelo compromisso em valorizar as vozes periféricas. Segundo Cris Santana, coordenadora geral do projeto, “cada curadora traz uma rica bagagem de experiências no campo da literatura e da cultura afro-brasileira, unindo forças para criar uma programação que reflete a diversidade e a potência das expressões artísticas que florescem longe dos centros. Essa curadoria é um ato de resistência e celebração, garantindo que as narrativas periféricas sejam ouvidas, respeitadas e celebradas em toda a sua complexidade e beleza.”
A 4ª Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil – Arte e Identidade tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Para democratizar o acesso, o evento irá dispor de recursos de acessibilidade, como audiodescrição e interpretação em libras, além de comodidade e segurança para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.
SERVIÇO
4ª Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil – Arte e Identidade
Quando: 19 a 21 de setembro de 2024
Onde: Espaços Culturais do Pelourinho – Salvador, BA
Aberto ao público
Mais informações em: https://www.instagram.com/arteeidentidadeoficial/