MCO-UFBA/Ebserh realiza mutirão com mais de 600 atendimentos para usuários do SUS
A Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA/Ebserh) promoveu, neste sábado (14), um mutirão de saúde que realizou mais de 600 atendimentos entre exames e consultas. A iniciativa faz parte do programa nacional “Ebserh em Ação”, que busca reduzir filas de espera para cirurgias, exames e consultas especializadas, ampliando em 20% a oferta de procedimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
No “Dia E”, foram realizadas 90 consultas de mastologia, 24 de laqueaduras e 16 para inserção de DIU de cobre, além de diversos exames, como eletrocardiogramas, ecocardiogramas, mamografias, exames laboratoriais, ultrassonografias (mamária, transvaginal e obstétrica) e testes de fonoaudiologia para recém-nascidos. Todos os procedimentos foram previamente agendados ao longo da semana.
A superintendente da MCO-UFBA/Ebserh, Sinaide Coelho, destacou a importância da ação para garantir atendimento qualificado e equitativo às mulheres. “Esse esforço concentrado é especial, pois reduzimos as filas e oferecemos acesso integral e resolutivo à saúde, priorizando a qualidade no atendimento dessas pacientes”, afirmou.
Ebserh em Ação: um esforço nacional
O programa “Ebserh em Ação” integra o Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), do Ministério da Saúde, com metas ambiciosas: realizar mais de 3 mil cirurgias e 18 mil exames e procedimentos extras até o final da mobilização.
Por meio da Rede Ebserh, hospitais universitários federais em todo o Brasil vêm oferecendo exames como radiologia convencional, ultrassonografias, tomografias e mamografias, além de procedimentos como histeroscopia, endoscopia e avaliações audiológicas, otimizando recursos e processos para aumentar a oferta de atendimentos.
Sobre a Ebserh
A Rede Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), administra 45 hospitais universitários federais em todo o país, incluindo o MCO-UFBA desde 2013. Essas unidades atendem exclusivamente pelo SUS e contribuem para a formação de profissionais de saúde, além de promoverem pesquisas e inovações em saúde pública.