Medicina Integrativa fortalece atendimento humanizado no SUS na Bahia
Hupes-UFBA/Ebserh realizou mais de seis mil atendimentos em 2024 com terapias complementares
O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA/Ebserh), em Salvador, tem se destacado na oferta de práticas integrativas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Somente em 2024, mais de 6 mil atendimentos foram realizados no ambulatório especializado, que oferece terapias como acupuntura, homeopatia, reiki, tai chi chuan e reflexoterapia podal.
A data desta quinta-feira (23), Dia Internacional da Medicina Integrativa, reforça a importância dessas abordagens complementares, que combinam a medicina convencional com terapias alternativas para tratar não apenas os sintomas, mas também as causas das doenças. Essa visão holística tem trazido benefícios significativos, como alívio de sintomas, melhora na qualidade de vida e apoio à saúde mental.
A enfermeira Valdira Gonzaga, do Hupes, destaca a necessidade de ampliação dessas práticas no SUS. “É essencial planejar o processo de trabalho para garantir uma assistência integral e sistematizada, além de incluir os procedimentos na tabela do SUS, o que viabilizaria investimentos e ampliação dos atendimentos”, explica. Segundo ela, estudos comprovam os efeitos positivos das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) em transtornos como ansiedade e depressão, além de doenças cardiovasculares e neurológicas.
A experiência da paciente Eliete dos Santos Silva é um exemplo do impacto positivo das terapias. “Eu não sentia mais alegria na vida, mas, com o tratamento integrativo, recuperei a vontade de viver. Hoje, sou feliz por fazer parte desse cuidado”, relata.
Atendimento no Hupes-UFBA/Ebserh
Os atendimentos no Hupes fazem parte de um esforço contínuo para fortalecer a assistência humanizada no SUS. Desde 2013, o hospital integra a Rede Ebserh, que administra 45 hospitais universitários federais no país. Além do atendimento à população, essas unidades apoiam a formação de profissionais da saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.