Mês das Crianças: Instituições como a Mansão do Caminho são importantes para a preservação dos direitos na infância
No Mês das Crianças, além de proporcionar alegria aos pequenos, é importante chamar a atenção para a preservação dos direitos na infância. O trabalho desenvolvido em Salvador pela instituição Mansão do Caminho é um excelente exemplo de como projetos sociais como este protegem os meninos e meninas, oferecendo uma infância mais saudável e um futuro mais promissor.
A obra social é reconhecida internacionalmente por oferecer diversos serviços gratuitos para a população carente, mas são os projetos voltados à infância que mais evidenciam o compromisso da Mansão do Caminho com as pessoas. Ao todo, são mais de 5 mil atendimentos por dia, sendo 2 mil estudantes acolhidos na área educacional.
O local dispõe de creche a partir de 4 meses de idade e escolas até o ensino médio. São meninos e meninas que têm acesso a quatro refeições diárias, roupas limpas, educação de qualidade e momentos de integração e lazer, itens que são essenciais para qualquer pessoa e ainda mais importantes por atenderem a uma parcela mais vulnerável da população.
“Muitos dos nossos atendidos poderiam estar tendo uma rotina cercada por diversas formas de violência e outros poderiam até encontrar lares seguros, mas a instituição proporciona aos responsáveis a tranquilidade necessária para trabalharem e darem condições adequadas a toda a família, pois o nosso atendimento é integral, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e elas ainda ganham refeições extras que ajudam na manutenção em horários que estão em casa ”, explica Sabrina França, gestora de projetos.
A comunidade também encontra atendimento médico, odontológico e psicológico, laboratório de análises clínicas e cursos. Todos os serviços são gratuitos e mantidos a partir de doações realizadas por empresas ou pessoas físicas, parcerias com outras instituições e órgãos públicos, e ações com finalidades de arrecadar recursos que são promovidas pela própria equipe de colaboradores e voluntários da Mansão do Caminho.
Um Salto para o futuro: Além da educação básica oferecida na instituição, há atividades complementares no contraturno, que complementam o currículo dos estudantes. Ao todo, são 15 modalidades de oficinas e cursos artísticos e profissionalizantes para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos, que desenvolvem habilidades nas aulas de balé, percussão, pintura, canto, cerâmica, tranças, dentre outras.
“Os jovens se divertem e aprendem muito nas aulas. Eles ficam longe das drogas e demais problemas sociais e ainda despertam interesses profissionais. Muitos passam a atuar como músicos, empreendem com o artesanato que aprendem aqui, e outros estão tendo excelentes desempenhos no Enem e ingressam em universidades em cursos como direito e engenharia. Uma realidade transformada graças à Mansão do Caminho”, finaliza Sabrina.
O projeto “Um Salto para o Futuro” é uma iniciativa da Mansão do Caminho financiada através da Lei Rouanet, com patrocínio exclusivo da Larco Distribuidora de Petróleo.