Missão Sertões leva atendimento médico gratuito a comunidades quilombolas da Bahia
A Comunidade Quilombola Lage dos Negros, em Campo Formoso, na Bahia, é um dos locais que recebem a 1ª Missão Sertões, projeto humanitário promovido pela Inspirali, que acontece até 1º de dezembro. A iniciativa reúne 30 estudantes da UNIFACS, dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, além de professores, para levar assistência médica e ações de saúde às comunidades mais isoladas da região.
Além de Lage dos Negros, outras localidades quilombolas, como Patos I, II e III, Saquinho e Poço da Pedra, também serão beneficiadas. A missão inclui atendimentos clínicos, cirurgias ambulatoriais, mapeamento de território e educação em saúde, com foco na atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS). “A ideia é atender o maior número possível de pessoas, muitas delas a mais de 60 km da unidade de saúde mais próxima”, destaca Flávia Guimarães, gerente acadêmica da Inspirali.
O projeto conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Expedições Sociais (IBES), da Prefeitura de Campo Formoso e das secretarias municipais de Saúde e Igualdade Racial. A Missão Sertões faz parte da Travessia Humanitária da Inspirali, que já realizou ações nacionais e internacionais, incluindo as Missões Amazônia e África, promovendo aprendizado prático e humanizado para os estudantes.
Além do impacto social, a experiência transforma os alunos. Após participar da Missão Amazônia, em 2022, estudantes da UNIFACS fundaram um comitê voluntário e passaram a promover ações regulares de prevenção e promoção de saúde em Salvador.