Mulheres são beneficiadas com a cadeia produtiva dos festejos juninos em Salvador, Senhor do Bonfim e Juazeiro
É impossível pensar em festejos juninos sem imaginar as comidas típicas que fazem desta época tão especial. Mais que responsáveis pelas receitas e pelo preparo, as mulheres estão assumindo cada vez mais o protagonismo neste período com a comercialização de diversos produtos da Agricultura Familiar, a exemplo da mandioca e do café, além do artesanato e da oferta de serviços como penteados e maquiagem. A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM), em parceria com diferentes órgãos estaduais e com os municípios, apoia e promove feiras e espaços voltados para o empreendedorismo feminino, em Salvador, Senhor do Bonfim e Juazeiro, para que elas se beneficiem economicamente da cadeia produtiva do São João e do São Pedro.
Em Senhor do Bonfim, cidade com uma das mais tradicionais festas do interior, 140 mulheres estão participando da 16ª Feira da Agricultura Familiar do Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru. A chefa de gabinete da SPM, Aldinha Sena, que representou a secretária das Mulheres, Elisangela Araújo, na abertura, nesta sexta-feira (21), destacou que o impacto do engajamento das mulheres na atividade vai além da questão financeira. “Por meio da Plataforma Elas à Frente, nós desenvolvemos na SPM programas e projetos voltados para a autonomia econômica e inclusão socioprodutiva das mulheres no mundo do trabalho. Esta feira é uma ação concreta desta política que empodera tantas mulheres e possibilita que elas possam ganhar seu próprio dinheiro. São inúmeros os benefícios disso, desde o aumento da renda familiar até a melhoria da autoestima das mulheres”, afirmou Aldinha.
Ritinha Pereira, da organização da feira em Senhor do Bonfim, destacou a expressiva participação feminina no evento. “Temos aqui mulheres de Senhor do Bonfim e de todo o território e uma parceria muito grande com o Governo do Estado, através da SPM. Esta feira vem, realmente, para valorizar ainda mais as mulheres, para que possam produzir com qualidade e, ao mesmo tempo, gerar renda de forma sustentável e solidária”, enfatizou.
Marisa Martins, presidenta do Sindicado da Agricultura Familiar de Senhor do Bonfim, falou que a feira é um momento muito esperado pelas mulheres de todo o território e destacou o apoio do Governo do Estado. “Eu agradeço a Secretaria das Mulheres do Estado e todos aqueles que apoiam as mulheres da agricultura familiar de todo o nosso território”, comentou. Mirian Cursino é outra empreendedora do evento, que comercializa esculturas em pedra e peças de crochê e falou sobre esse momento. “Estamos aqui mais uma vez para prestigiar a feira, que é uma parceria maravilhosa e uma oportunidade para que eu possa apresentar os meus produtos”, comemorou.
Além de Senhor do Bonfim, no Parque de Exposições de Salvador foi montado o Espaço da Mulher Empreendedora dentro do Arraiá Elas à Frente, localizado em frete à Praça de Alimentação. No local, , de 21 a 24 de junho, mulheres monoparentais e chefas de família, que são atendidas por editais da SPM, irão prestar serviços como maquiagem e penteados com tranças, além de comercializar acessórios juninos. O objetivo é contribuir para a geração de renda das empreendedoras. Já em Juazeiro, as empreendedoras terão espaços montados nas festas de São Pedro.