Museus da Bahia oferecem programação cultural gratuita até 11 de maio

Uma semana inteira de arte, cultura e diversão para todas as idades está movimentando os museus do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA). Entre os dias 6 e 11 de maio, os espaços culturais MAB, MAM e MAC_BAHIA oferecem uma programação especial e totalmente gratuita em Salvador.

No MAC_BAHIA, o público pode conferir a impactante exposição “Objeto (In)Comum”, que ocupa todo o casarão com quatro núcleos que dialogam com objetos do cotidiano. Também estão em cartaz as mostras “Barroco, Mesmo”, da artista Sonia Gomes em parceria com o Instituto Tomie Ohtake (SP), e “Muro”, da Galeria de Arte Urbana. Para a criançada, a programação inclui a oficina “Tecendo Memórias”, no sábado (10), às 14h e 16h, e a aula de circo do projeto “Amanhecer no MAC”, no domingo (11), às 16h, para crianças de 5 a 10 anos.

Já o Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória, abre suas portas com as exposições “Carybé e o Povo da Bahia”, “Josiltom Tonm: Natureza Instantes” e “Vitória – Um Corredor de Histórias”. Destaque para a tradicional Feira Agroecológica na quinta (8), às 8h, seguida de uma homenagem às mães servidoras da Funceb. Na sexta (9), o projeto EMUS no MAB recebe o Madrigal da UFBA, às 19h. No fim de semana, a peça infantojuvenil “Casa Barriga” será apresentada no sábado e domingo, sempre às 17h.

No Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), as atrações incluem a exposição “OKÒTÒ: Espiral da Evolução”, além das mostras permanentes “Coleção de Arte Popular Lina Bo Bardi” e “Linha do Tempo do MAM”. No sábado (10), o Galpão das Oficinas recebe oficinas de desenho e pintura realista, além de ações do projeto de extensão da UFBA sobre artes visuais e decolonialidade.

A programação completa está disponível nos canais oficiais do IPAC. A entrada é gratuita em todos os eventos.