Ocean Troika Dialogue: Economia Sustentável do Oceano no 11º Festival das Baleias
Dentro do 11º Festival das Baleias, que acontecerá entre os dias 13 e 15 de setembro, será realizado um evento para discutir a economia sustentável do oceano e sua relação com a Saúde Única Azul. O Ocean Troika Dialogue, organizado pela Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano em parceria com a REDEMAR Brasil , EMBASA e o Governo do Estado da Bahia, o evento será uma plataforma de diálogo dentro do contexto da presidência brasileira do G20.
A liderança do evento contará com a participação de Alexander Turra, coordenador da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, cuja atuação será fundamental para guiar as discussões. Turra, reconhecido por sua vasta experiência em estudos sobre a conservação marinha e políticas ambientais, destacará a importância de integrar a ciência na tomada de decisões, visando fortalecer a economia sustentável do oceano e promover uma relação mais harmoniosa entre a humanidade e o ambiente marinho.
Com a responsabilidade de liderar as discussões globais voltadas para a estabilidade econômica e o desenvolvimento sustentável, o Brasil terá a oportunidade de incluir o oceano como tema central nas decisões dos países mais ricos do mundo. Nesse sentido, o Grupo de Engajamento da Sociedade Civil sobre Oceano, denominado Oceans20, está elaborando um documento com recomendações que serão apresentadas aos chefes de estado em novembro, no Rio de Janeiro.
Durante o Ocean Troika Dialogue, especialistas e líderes se reunirão para discutir como integrar a ciência na tomada de decisões, fortalecendo a economia sustentável do oceano e promovendo uma melhor relação entre a humanidade e o ambiente marinho. A iniciativa faz parte dos esforços para alcançar os desafios propostos pela Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), com foco especial no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 – Vida na Água.
Além disso, o diálogo também contribuirá para a “Virada da Maré” e a Pororoca, eventos que acontecerão na SP Ocean Week, de 18 a 22 de setembro, em São Paulo. Esses eventos buscarão sensibilizar a sociedade sobre a importância do oceano, promovendo uma onda de conscientização que se assemelha ao fenômeno natural amazônico da Pororoca.
Um dos momentos mais emocionantes do Ocean Troika Dialogue será a participação das Alunos do Ensino médio do CETIP (Colégio de Tempo Integral de Portão) que entregarão uma carta dos jovens pelos oceano construída com a coordenação de André Cavalcanti (educador Ambiental) e Diretor de projetos do Redemar Brasil, na oportunidade da Expedição em outros municípios baianos, com uma mensagens para os líderes do G20 em um painel especial, reforçando a necessidade de proteger e valorizar os oceano para as futuras gerações.
O evento, sob a orientação de Alexander Turra, marcará um passo significativo na construção de um diálogo global sobre o futuro do oceano, unindo esforços para promover a Cultura Oceânica e a sustentabilidade marinha, em sintonia com os desafios globais e as metas de desenvolvimento sustentável.