Oceano azul x mar vermelho: como aproveitar o melhor dos dois mundos nos negócios
No cenário atual, marcado pela intensa competitividade e saturação do mercado, as empresas se veem diante de um dilema: como buscar novos caminhos de relacionamento com seus públicos frente à concorrência? De acordo com Danhil Medeiros e Alexandre Bouzas, administradores e sócios fundadores da ARCOS Consultoria, a resposta pode estar na combinação de duas estratégias – o Oceano Azul e o Mar Vermelho.
“O conceito de ‘Mar Vermelho’, descrito pelos teóricos Kim e Mauborgne, é caracterizado pela alta competição e a busca por maior participação de mercado. Enquanto o Mar Vermelho se caracteriza pela alta competição, o conceito de ‘Oceano Azul’ refere-se a mercados inexplorados, onde a concorrência se torna irrelevante. Nesse cenário, as empresas criam novos espaços de mercado, oferecendo inovações que agregam valor de maneira única para os consumidores”, explicam.
Para aproveitar o melhor dos dois mundos, Danhil sugere um equilíbrio entre as duas abordagens. “As empresas podem competir no Mar Vermelho ao focar em diferenciais que as destaquem da concorrência, alinhando suas atividades com uma estratégia de diferenciação ou de baixo custo”, afirma.
Além disso, é essencial que os negócios atendam às demandas dos consumidores de forma inovadora e eficaz. “Oferecer produtos e serviços inteligentes, além de garantir que seus processos sejam econômicos e integrados, pode proporcionar uma vantagem competitiva no mercado saturado”, acrescenta.
Ao mesmo tempo, o Oceano Azul oferece oportunidades de inovação que permitem às empresas criar novos espaços de mercado, esclarece Alexandre. “Ao oferecer algo que se diferencia, a empresa se sobressai à concorrência e cria um espaço onde a competição é menos relevante”.
Ele ainda ressalta que, ao invés de focar apenas nos clientes existentes, a estratégia do Oceano Azul propõe a exploração de oportunidades entre os não-clientes ou clientes potenciais, repensando processos e expandindo o alcance para novos segmentos de mercado. “Portanto, a chave para o sucesso no atual cenário de negócios está em saber equilibrar a competição do Mar Vermelho com as oportunidades inovadoras do Oceano Azul”, conclui Alexandre.
Sobre a Arcos Consultoria
Com 14 anos de atuação na Bahia, a ARCOS Consultoria é referência em estratégias para fortalecer o negócio, melhorar processos e auxiliar em soluções de gestão. Fundada pelos administradores Danhil Medeiros e Alexandre Bouzas, a empresa tem um portfólio abrangente de serviços que incluem assessoria, consultoria e mentoria empresarial, com abordagens personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente para auxiliar as empresas em diversas áreas, incluindo planejamento estratégico, gestão de pessoas, marketing e vendas, padronização de processos e finanças empresariais. A ARCOS já atendeu mais de 200 empresas, incluindo o SEBRAE como um de seus clientes, e capacitou mais de 500 pessoas ao longo de sua trajetória, com atuação nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Jequié e Itaberaba. Mais informações: www.instagram.com/arcosconsultoria/.