Oficina de contação de histórias fortalece a Literatura Negra Infantil
Em um mundo onde a representatividade é fundamental para a construção da identidade e autoestima, o empreendimento LiteAfroinfantil, idealizado pela contadora de histórias e educadora Niní Kemba Náyò, surge como uma poderosa ferramenta de fortalecimento cultural. Com mais de 40 mil inscritos nas redes sociais, o LiteAfroinfantil se destaca como um importante veículo de valorização e celebração da cultura negra.
Criada por Niní Kemba Náyò, a página LiteAfroinfantil se dedica a promover livros, oficinas e eventos que destacam a rica herança cultural africana e afrodiaspórica. Desde sua criação, o LiteAfroinfantil tem impactado diversas instituições, uma vez que a página oferece uma variedade de recursos, incluindo recomendações de livros, vídeos de contação de histórias, além de promover ações educativas de inclusão e diversidade.
Em 2023, Niní Kemba Náyò conquistou o edital Vozes Culturais da Bahia com a oficina “Contação de Histórias Pretas – Literatura de Erê”. Este reconhecimento é um testemunho do impacto significativo que o LiteAfroinfantil tem tido na educação e na cultura. A oficina, que desde 2019 já formou 41 turmas, vem capacitando educadores e artistas da contação de histórias, destacando-se por sua metodologia que celebra a oralidade africana, resgatando valores civilizatórios africanos e promovendo o reconhecimento de crianças pretas.
O projeto de “Contação de Histórias Pretas – Literatura de Erê”, vem no sentido de ampliar o acesso de agentes da educação e cultura para que estes possam contribuir com uma educação de qualidade, promovendo a igualdade de gênero e redução das desigualdades, que são alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ao fomentar o reconhecimento e o respeito às origens afrodescendentes, a oficina “Contação de Histórias Pretas – Literatura de Erê” contribui para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, onde todas as crianças podem se ver refletidas e valorizadas nas narrativas que consomem