Orquestras populares tocam no Campo Grande inspiradas em flores, para o Festival da Primavera
Cinco orquestras apresentarão concertos populares abertos ao público tendo como tema as flores Margarida, Rosa, Girassol, Orquídea e Cravo, tudo pensado para celebrar em Salvador a chegada da Primavera. As apresentações acontecerão no dia 20 de setembro, das 16h às 23h, no Campo Grande pelo Festival da Primavera, uma realização da Prefeitura de Salvador através da Saltur – Empresa Salvador Turismo. Os maestro são Angelo Rafael, da OCSAL – Orquestra de Câmara de Salvador, que tem como inspiração a Margarida; Paulo Primo, que homenageia a Rosa; Zeca Freitas, que escolheu o Girassol; Sergio Benutti, que tocará em louvor à Orquídea; e Fred Dantas que fecha a noite tendo como tema o Cravo.
A OCSAL – Orquestra de Câmara de Salvador, regida pelo maestro Angelo Rafael, vai abrir a série de apresentações e escolheu logo para começar o Primeiro Movimento da Primavera de Vivaldi. No programa ainda haverá Bandeira do Divino e Novo Tempo, de Ivan Lins e A Paz e Tempo Rei de Gilberto Gil, entre outras composições populares e eruditas.
O maestro Paulo Primo abre tocando Rosa, de Pixinguinha e Samarina de Wilson Simonal, que segundo ele “evocam, cada uma a seu modo, a leveza e o frescor da alegria e da primavera”. Rosa, com sua melodia suave e lírica, traz a beleza delicada representando a serenidade e a emoção de um amor em flor. Já Samarina exala energia vibrante e ritmo envolvente, simbolizando o espírito contagiante da alegria e o renascimento característico da primavera. Ambas celebram, em harmonia, a renovação e o encantamento que essa estação desperta”, declara.
O repertório da Orquestra do Maestro Zeca Freitas, especialmente preparado para o Baile da Primavera, tem como inspiração o Girassol, e por isso criado para ser uma rica metáfora entre música e natureza. “O Girassol, com sua característica de se mover em direção ao sol, representa a busca pela luz, o crescimento e a renovação – elementos que dialogam com a chegada da primavera, estação de renascimento e revitalização. Da mesma forma, o repertório cuidadosamente escolhido para o Baile pode refletir essa ideia de renovação, trazendo uma seleção vibrante e variada de canções que evocam alegria, energia e celebração”, diz o maestro. Entre as composições que serão executadas estão Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, Three Little Birds, de Bob Marley e o Mambo n°5, de Pérez Prado e Zippy Davids.
O maestro Sergio Benutti tem como ponto alto em sua apresentação a execução de dois grandes sucessos mundiais: Moonlight Serenade, de Glenn Miller e Little Sun Flower, de Freddie Hubbard. “A primeira é uma das músicas mais conhecida das grandes orquestras e tem um clima primaveril. A segunda é um tema de Jazz. A música induz que o músico se expresse em seu improviso um clima de Primavera e alegria”, afirma o maestro.
Encerrando a série de apresentações, o maestro Fred Dantas preparou um repertório para celebrar da maneira mais baiana possível a chegada da Primavera. “Vou tocar Tarde em Itapoan, O Canto da Cidade e Terra Festeira, estas duas sucesso na voz de Daniela Mercury, todas elas acenando para retomar a vida ao ar livre na nossa cidade”, conclui.
As orquestras aproveitam o momento para convidar quem gosta de dançar em Salvador a participar destes verdadeiros bailes. Vários grupos de dança de salão irão participar, mas a pista de dança está aberta a todos. E o público terá também a possibilidade de comprar produtos dos mais variados tipos na 11ª Feira de Artes da Primavera – Feira de Economia Criativa promovida pela Adaba, das
9h às 22h, com plantas, especialmente flores, culinária, arte e artesanato.
Confira a grade de apresentações:
OCSAL – Orquestra de Câmara de Salvador – maestro Angelo Rafael
Orquestra Paulo Primo – maestro Paulo Primo
Orquestra Zeca Freitas – maestro Zeca Freitas
Orquestra Sergio Benutti – maestro Sergio Benutti
Orquestra Fred Dantas – maestro Fred Dantas