OSBA apresenta concerto intimista com obras de Mozart no Goethe-Institut

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) abre a temporada 2025 da Série Carybé com o concerto “Na Intimidade de Mozart”, que acontece no dia 25 de abril (sexta-feira), às 19h, no Teatro do Goethe-Institut Salvador/ICBA, no bairro da Vitória. A apresentação será no formato de música de câmara, proporcionando uma experiência mais próxima entre músicos e público. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e estão à venda na plataforma Sympla.

Nesta edição da série, os músicos da OSBA homenageiam Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), um dos maiores nomes da música clássica de todos os tempos. No programa, o público poderá apreciar três obras que evidenciam a genialidade do compositor austríaco: Quarteto para Flauta em Ré Maior (K.285), Quarteto para Oboé em Fá Maior (K.370) e Quinteto para Clarineta em Lá Maior (K.581).

Segundo o flautista Lincoln Sena, que participa da apresentação, as obras foram escolhidas por apresentarem uma progressão cronológica que permite ao público entender como Mozart tratava cada instrumento de forma única. “Será uma verdadeira degustação musical do universo de Mozart, com peças que mostram sua delicadeza e sofisticação na escrita”, comenta o músico.

Além de Lincoln Sena (flauta), o grupo será formado por Hugo Prio (oboé), Lucas Ferreira (clarineta), Francisco Roa e José Fernandes (violinos), Laércio Souza (viola) e Thomaz Rodrigues (violoncelo).

Criada em 1982, a OSBA é um corpo artístico do Teatro Castro Alves, e desde 2017 é gerida pela Associação Amigos do TCA (ATCA). A Série Carybé tem como proposta valorizar a música de câmara, com formações menores e repertórios mais intimistas, proporcionando ao público uma nova forma de se conectar com a música clássica.