OSBA apresenta concertos com obras de Shostakovich neste fim de semana no Engenho Velho de Brotas

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) leva ao palco do Cine Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, duas apresentações especiais do concerto #Shostavibes, neste sábado (12) e domingo (13), às 11h. Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, o projeto mergulha na obra intensa e impactante do compositor russo Dmitri Shostakovich, celebrando os 50 anos de seu falecimento.

O programa traz duas peças emblemáticas do autor: Abertura Festiva, Op. 96 e Sinfonia de Câmara, Op. 73a. A proposta de #Shostavibes é romper com a ideia de que música clássica é sempre leve e relaxante. Para o maestro Carlos Prazeres, a força das composições de Shostakovich dialoga com públicos diversos, inclusive fãs de rock e heavy metal. “A música dele carrega a tensão da guerra, da repressão, e essa carga emocional é sentida em cada nota. É música de arrepiar”, afirma.

As apresentações fazem parte do projeto OSBA Solar, que leva a Orquestra para o espaço cultural da SecultBA, fortalecendo o vínculo com a comunidade e ampliando o acesso à música de concerto. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), e estão à venda pela plataforma Sympla.

Além das apresentações deste fim de semana, uma nova edição do #Shostavibes já tem data marcada: dia 10 de maio, às 20h, na Casa Salvatore, com outro programa dedicado ao compositor, incluindo o Concerto para Violoncelo nº 2 e a Sinfonia Nº 10. Os ingressos para essa próxima edição estarão disponíveis a partir de 22 de abril.

Fundada em 1982, a OSBA é um dos principais corpos artísticos do Teatro Castro Alves, mantida pelo Governo do Estado da Bahia, através da SecultBA e Funceb. Desde 2017, é gerida pela Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA).