Petrobahia patrocina atleta autista Igor Nogueira através do FazAtleta

A trajetória de superação do lutador de jiu-jitsu Igor Nogueira, de 29 anos, ganhou um novo capítulo de apoio e reconhecimento. O atleta soteropolitano, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), agora é patrocinado pela Petrobahia, por meio do programa FazAtleta, do Governo da Bahia.

Com o patrocínio, Igor poderá intensificar os treinos, investir em equipamentos, participar de competições e custear viagens para torneios nacionais e internacionais. O incentivo chega em um momento especial da carreira e da vida pessoal do atleta. “É uma maneira do meu filho ocupar ainda mais espaços e seguir com a carreira que ele tanto ama”, afirma emocionada Marleide Nogueira, mãe de Igor.

Igor começou no jiu-jitsu em 2013, inicialmente para melhorar a saúde física. Na época, a mãe chegou a duvidar da adaptação do filho ao esporte por conta do autismo, especialmente pelo contato físico exigido. Mas, para surpresa de todos, o tatame se tornou o ambiente de transformação. O esporte ajudou Igor a desenvolver foco, coordenação, socialização e diminuiu os comportamentos repetitivos característicos do TEA.

Atualmente, o atleta é faixa marrom e sonha em conquistar a faixa preta. Além disso, já planeja o futuro como professor de jiu-jitsu para pessoas com deficiência. “O jiu-jitsu salvou minha vida. Quero continuar ajudando outras pessoas com o esporte”, declarou Igor.

Para a Petrobahia, o patrocínio reforça o compromisso com valores como inclusão, dedicação e resiliência. “É uma honra apoiar a trajetória de Igor. Ele representa o espírito de superação que tanto valorizamos”, disse Andreia Lucas, supervisora de marketing da empresa.

Além de Igor, a Petrobahia também apoia nomes como Carol Sousa (kickboxing), Bruno Jacob (motosurf) e atletas da vela, hipismo, natação, triatlo e rally, reforçando seu papel como incentivadora do esporte baiano em diversas modalidades.