Por que é indicado tratar varizes no inverno?
Entenda quais são os benefícios das estações mais frias para o tratamento das veias tortuosas e dilatadas
Em geral, é no verão que as pessoas se preocupam mais com as varizes, já que essa é a época propícia para usar roupas leves e expor as pernas em atividades ao ar livre. Também é na estação mais quente que os sintomas da insuficiência venosa causam mais desconfortos. No entanto, embora qualquer período seja adequado para cuidar do problema, as estações mais frias, marcadas pelas temperaturas amenas, são os momentos ideais para tratar o problema.
Isso porque, segundo a angiologista e cirurgiã vascular Maria Clara Sanjuan, sócia da Clínica Sanjuan, os tratamentos necessitam de um período mínimo sem exposição ao sol. “Um dos principais cuidados após a intervenção contra as varizes, como o tratamento a laser realizado no consultório, é evitar a exposição solar por uma ou mais semanas, a depender do caso”.
As temperaturas mais baixas também ajudam a atenuar os sintomas das veias dilatadas, explica a angiologista. “Nos períodos frios, há uma diminuição da dilatação dos vasos sanguíneos, o que faz com que as dores, inchaços e sensação de peso nas pernas incomodem menos, tornando a recuperação dos pacientes mais facilitadas”, destaca Maria Clara.
Outra vantagem em tratar as varizes no inverno é a facilidade no uso da meia elástica de compressão, acessório essencial para otimizar os resultados e acelerar a recuperação, afirma a cirurgiã vascular. “As meias de compreensão, que fazem parte do tratamento de vasinhos, varizes e trombose, são mais confortáveis de usar quando as temperaturas estão mais amenas. Mas vale destacar que elas são ferramentas essenciais para qualquer estação, uma vez que atuam melhorando a circulação sanguínea”, diz a angiologista.
A médica também esclarece que, apesar de o inverno ser um ótimo período para tratar as varizes, o momento ideal será sempre definido pelas possibilidades do paciente. “Sempre digo que o melhor momento para cuidar das varizes e vasinhos é aquele em que o paciente escolhe e se planeja para o tratamento, seja no verão ou no inverno”, pontua Maria Clara.
Crédito da imagem: Shutterstock