Prêmio IEL de Talentos reconhece boas práticas em estágio e inovação

Estão abertas, até o dia 20 de maio, as inscrições para a 22ª edição do Prêmio IEL de Talentos, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A premiação destaca empresas, instituições de ensino e jovens que contribuem com práticas inovadoras em programas de estágio, aprendizagem e pesquisa. O objetivo é valorizar experiências que formam profissionais mais preparados e conectados aos desafios do mercado de trabalho atual.

Criado na Bahia, em 2004, o prêmio acontece em etapas regionais por todo o país, com final nacional. As inscrições podem ser feitas pelo site ielbahia.com.br, onde também está disponível o regulamento.

Com foco na inovação acessível, o prêmio reconhece ações simples e eficazes que geram impacto real nas empresas. Um dos exemplos é o da Ônix Assessoria Contábil, que participa pela primeira vez com o projeto “Otimização da Comunicação e Fluxo de Processos”, criado pelos estagiários Laura Carvalho e Rafael Leal, da UFBA. A iniciativa desenvolveu uma intranet colaborativa que facilita o compartilhamento de informações e ideias, melhorando a rotina da equipe.

Segundo Juliana Silva, diretora de RH da empresa, “o estágio é uma via de mão dupla. Oferecemos treinamentos e plano de carreira, e os jovens nos trazem inovação”. Dois estagiários da Ônix já foram efetivados.

O prêmio também celebra histórias inspiradoras como a de Carla Freitas, estudante de Ciências de Dados e vencedora nacional da categoria “Estagiário Inovador” em 2024, com o projeto “MIP Detect”, que utiliza tecnologia para monitoramento de pragas em viveiros da empresa Bracell.

As categorias do prêmio incluem: IEL Estágio, com foco em boas práticas; Inova Talentos, voltada para projetos de inovação; e Destaque, que reconhece iniciativas ligadas ao Sistema S e programas de Jovem Aprendiz.

Mais do que uma premiação, o IEL de Talentos é um incentivo à qualificação, resiliência e protagonismo dos jovens no ambiente profissional.