Prêmio IEL de Talentos reconhece o valor da atuação de jovens talentos nas empresas

Empresas inovadoras e jovens talentos que se destacam e fazem a diferença no mercado de trabalho baiano serão premiados na etapa regional Bahia do Prêmio IEL de Talentos 2024, que acontece no dia 21 de agosto (quarta-feira). A cerimônia de premiação será realizada na Casa Salvatore, no bairro do Cabula, às 18h.

Em sua 21ª edição, a premiação reconhece a qualidade dos programas de estágio, de aprendizagem e bolsas de inovação, contribuindo para a conexão entre estudantes, instituições de ensino, bolsistas, empresas e o mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento de carreiras.

Concorrem este ano 47 finalistas nas categorias da premiação: Empresa Inovadora, Estágio Inovador, Educação Inovadora, Inova Talentos e Aprendizagem, que celebra a qualidade dos programas de aprendizagem a partir do cumprimento da Lei 10.097/2000 (Lei do Aprendiz). Os vencedores nas categorias Estágio e Inova Talentos vão disputar a etapa nacional, que acontece em Fortaleza, em novembro. Na edição deste ano, o prêmio teve 81 inscritos em todas as categorias.

Criado na Bahia, em 2004, o Prêmio IEL de Talentos, realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade do Sistema Indústria responsável pela iniciativa e por programas de desenvolvimento de carreiras, realiza atualmente etapas regionais em todos estados, onde saem os finalistas para a etapa nacional. O objetivo da premiação é dar visibilidade a boas práticas de estágios nas empresas e projetos de inovação implementados pelos estagiários, bolsistas e menores aprendizes. O prêmio também auxilia as instituições concorrentes a aprimorar seus projetos de treinamento e formação profissional.

Mercado de trabalho X Ansiedade digital – Mais do que uma premiação de incentivo a práticas inovadoras que conectam estudantes, empresas e instituições de ensino, o Prêmio IEL de Talentos funciona como uma vitrine das oportunidades que se abrem quando um jovem tem sua dedicação, visão de mundo e talentos reconhecidos numa estrutura empresarial consolidada.

Com mais de 20 anos em diálogo com os interesses profissionais do público jovem, o Prêmio IEL destaca o valor dessa troca para seu aprendizado, amadurecimento, relacionamento e futuro profissional. Apesar desses benefícios ainda serem valorizados por muitos, existe um traço comportamental da Geração Z (12 a 27 anos em 2024) que vem chamando a atenção. A sua satisfação pessoal está pautada em menos esforço, ganhos imediatos e mais tempo livre, o que vem sendo associado a uma excessiva exposição a conteúdos e modos de vida disseminados nas redes sociais.

Segundo o psicólogo e gerente de carreiras do IEL, Afonso Almeida, nas entrevistas a vagas de estágio, fica clara a pouca resiliência da geração atual para viver as etapas do seu processo de desenvolvimento no mercado de trabalho. Influenciado pelo sucesso financeiro de influencers digitais e fisgado pelas possibilidades de negócios on-line, um número grande de jovens se desinteressam pelo mercado de trabalho tradicional e, muitas vezes, deixam de vivenciar oportunidades que seriam um divisor de águas na sua vida.

“Hoje, entre os fatores mais valorizados pelos jovens profissionais, estão: autonomia, relação mais horizontal com os líderes, aprendizado contínuo, flexibilidade para trabalhar online, além de conexão com seu propósito de vida. Existe pouca tolerância para processos longos de amadurecimento profissional. Nos últimos anos, observamos um aumento no número de desistências em processos seletivos e até mesmo em vagas já conquistadas. Por outro lado, essa dinâmica tem pressionado as empresas a inovarem em seus processos, direcionando os jovens para atividades mais desafiadoras, com perspectivas de futuro bem definidas e prazos mais claros”, relata Afonso.