
Projeto Cidade Carnavalesca oferece cursos gratuitos em Salvador e RMS
O projeto Cidade Carnavalesca, iniciativa do Governo da Bahia através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), está oferecendo cursos gratuitos de qualificação em percussão, dança e confecção de adereços. Voltado para moradores de Salvador e Região Metropolitana, o projeto busca inserir trabalhadores e artistas na cadeia produtiva do Carnaval, promovendo geração de renda e valorização da cultura local.
Os cursos são destinados a pessoas com 18 anos ou mais, interessadas em atuar em blocos afro, de índios, afoxés, samba, reggae e até hip hop. Atualmente, estão abertas as inscrições para a segunda turma de percussão no afoxé Filhos de Gandhy, que podem ser feitas presencialmente na sede da entidade, no Pelourinho. Também há vagas para oficinas de dança afro e samba para mulheres, promovidas pelo coletivo Confraria das Deusas, com inscrições online via @OSC_confrariadasdeusas ou pelo e-mail confrariadasdeusas.osc@gmail.com.
Cursos já em andamento
O projeto, coordenado pelo afoxé Filhos de Gandhy em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSC), já conta com turmas em bairros como Sussuarana (adereçaria cênica), Nordeste de Amaralina (adereçaria cênica), Plataforma (costura cênica), Cajazeiras (dança e percussão), Saramandaia (danças e percussão) e Pelourinho (percussão).
Ao todo, o projeto prevê a formação de 30 turmas com 20 alunos cada, beneficiando 600 pessoas. A certificação das primeiras turmas será realizada no dia 24 de fevereiro, na sede dos Filhos de Gandhy, no Pelourinho.
Com um investimento de R$ 1 milhão, o Cidade Carnavalesca é uma parceria entre Setre, Sepromi, FUNCEB, Secult e a Associação Afoxé Filhos de Gandhy, reforçando o compromisso com a cultura, inclusão e geração de oportunidades para a população baiana.