Projeto Corais de Maré promove educação ambiental em escolas de Ilha de Maré
O projeto Corais de Maré Vai à Escola realizou uma ação educativa e lúdica em três escolas municipais de Ilha de Maré, Salvador, envolvendo 115 alunos e 13 professores do Ensino Fundamental I e II. As atividades ocorreram nas comunidades de Bananeira, Botelho e Santana, com o objetivo de conscientizar sobre a conservação do ambiente marinho e a importância dos corais para a biodiversidade.
A iniciativa foi promovida pela Carbono 14, em parceria com a UFBA e o Instituto de Pesca Artesanal de Ilha de Maré (IPA), com patrocínio da Braskem. O projeto utiliza tecnologia inédita para recuperar corais nativos da Baía de Todos-os-Santos, como a espécie Millepora alcicornis, com o uso de plástico e outros materiais que potencializam seu crescimento.
Durante as oficinas, os estudantes participaram de jogos educativos, conheceram materiais usados no projeto, como berçários e sementeiras de corais, e tiveram contato com equipamentos de mergulho. “Apresentamos, de forma lúdica, o ambiente marinho e os impactos da ação humana, incentivando boas práticas de conservação”, explicou José Roberto Caldas, o Zé Pescador, CEO da Carbono 14.
A vice-diretora da Escola Municipal de Bananeira, Generosa de Jesus, destacou o impacto positivo da ação: “Foi importante para conscientizar nossos alunos sobre o trabalho da Braskem e a importância do tratamento adequado aos resíduos”.
A gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, ressaltou que o projeto une educação e sustentabilidade. “Com uma técnica pioneira, conseguimos recuperar corais nativos e conscientizar crianças e adolescentes sobre a relevância do meio ambiente e, especialmente, do mar em nossas vidas.”
O projeto Corais de Maré foi contemplado pelo edital SalCine, com apoio da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador, e recursos da Lei Paulo Gustavo.