Projeto Ponte Para a Comunidade lança Orquestras Afrobaianas com espetáculo gratuito na Concha Acústica

O espetáculo Ponte Para a Comunidade – Orquestras Afrobaianas marca o lançamento das novas Orquestras Afrobaianas no dia 14 de novembro, às 19h, na Concha Acústica do TCA, em Salvador. O concerto, que é aberto ao público e com ingressos gratuitos via Sympla, contará com cerca de 150 alunos de percussão, sopros e canto dos oito polos de ensino do projeto em comunidades da cidade. As orquestras representam uma união entre tradição e música afro-brasileira, com direção artística de Ubiratan Marques, Filipe Cartaxo e participação especial de Russo Passapusso, vocalista da BaianaSystem.

Realizado pela organização Casa da Ponte e patrocinado pelo Nubank, o projeto é o maior de acesso à música na Bahia, com 1.500 participantes de todas as idades. As orquestras foram formadas em parceria com instituições afro-brasileiras como Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Olodum e Pracatum, entre outras, e o concerto será acompanhado pela Orquestra Afrosinfônica, pioneira em integrar música afro-brasileira ao estilo sinfônico.

Para Judith Leite, coordenadora pedagógica da Casa da Ponte, o projeto é um marco para a música e a cultura de Salvador. “O projeto vai além do ensino de música; ele permite que cada aluno encontre sua própria expressão musical, valorizando as raízes culturais afro e indígenas brasileiras”, afirma.

O projeto oferece aulas de percussão, canto coral, violão, guitarra e diversos instrumentos, conduzidas por músicos renomados como Mou Brasil e Érica Sá, e busca promover uma transformação cultural através da música.