Psicóloga Bianca Reis destaca a importância de ouvir as crianças e combater a “cultura da mentira”

A psicóloga Bianca Reis, especializada em psicoterapia e desenvolvimento infantil, alerta sobre a importância de dar voz às crianças e combater a “cultura da mentira” que permeia as relações entre adultos e crianças. Segundo Bianca, é comum que os adultos desconsiderem as falas das crianças, adotando uma postura hierárquica que acaba desqualificando o que elas dizem. Esse comportamento pode gerar traumas e inseguranças que afetam o desenvolvimento emocional dos pequenos e repercutem na vida adulta, levando ao medo de se posicionar, desconfiança e outras barreiras emocionais.

Para a psicóloga, a sociedade ainda precisa evoluir na maneira como enxerga a infância e a necessidade de honestidade nas relações com as crianças. “Na nossa cultura, existe uma falsa ideia de controle sobre as crianças, e o que elas falam muitas vezes é invalidado. É preciso desmistificar essa postura e educar com verdade e respeito, o que fortalecerá a autoestima e a confiança delas”, pontua Bianca Reis.

A profissional, que há 11 anos trabalha com psicoterapia para crianças e famílias, relata que um dos impactos positivos em sua abordagem terapêutica é promover diálogos autênticos com seus pequenos pacientes. “Muitas crianças ficam impressionadas ao serem ouvidas de verdade, algo raro em seus lares”, conta a psicóloga.

Além de especialista em psicoterapia junguiana, Bianca Reis é mestre em Família e possui pós-graduações em estimulação precoce e psicologia do desenvolvimento, entre outras formações. Atuante em questões voltadas à infância, gênero, ansiedade e outras demandas psicológicas, Bianca defende que as crianças precisam ser educadas com verdade para que possam desenvolver uma visão de mundo mais segura e positiva.