
Quixabeira da Matinha lança primeiro álbum nas plataformas de música
Após 36 anos de história no samba de roda, o grupo Quixabeira da Matinha, de Feira de Santana, lança no dia 25 de fevereiro seu primeiro álbum nas plataformas digitais. Intitulado “Vencedor de Batalhas”, o disco reúne 24 canções distribuídas em 12 faixas e promete levar o som tradicional do samba de roda da Bahia para o mundo.
Gravado e mixado no estúdio quilombola da Casa do Samba Dona Chica do Pandeiro, na zona rural de Feira de Santana, o projeto contou com a produção musical do forrozeiro Kelvin Diniz. “Logo logo esse som estará espalhado pela internet, e o mundo inteiro vai poder ouvir o samba contagiante da Quixabeira da Matinha”, afirmou o produtor, que finaliza a masterização em Capim Grosso.
O álbum é uma verdadeira celebração às raízes culturais, com canções autorais de Guda Quixabeira e participações como a do compositor Kuelho, responsável por “Tributo a Coleirinho”. “A energia dos shows está toda nesse disco. Vai ser samba até umas horas!”, disse Kuelho.
Como parte da agenda de lançamento, a Quixabeira da Matinha participará de um circuito formativo gratuito, em parceria com a Casa das Águas Comunicação e Cultura. Nos dias 22 e 23 de fevereiro, o Painel de Comunicação e Cultura trará rodadas temáticas sobre acessibilidade cultural, música independente e direitos autorais. No encerramento, no domingo, o grupo contará sua história e fará uma apresentação especial de samba de roda. Mais detalhes sobre local e horário serão divulgados em breve.
O projeto, financiado pela Lei Paulo Gustavo, com apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, é uma realização do grupo Quixabeira da Matinha em parceria com o coletivo Casa das Águas Comunicação e Cultura, sob a direção musical e curadoria de Lore Cerqueira.