Revoada Brasileira: Mostra Cultural mobiliza estudantes da Rede Estadual
Cinco escolas estaduais dos municípios de Salvador e Lauro de Freitas serão palco da Revoada Brasileira, mostra cultural realizada pelo projeto Narrativas de Brasis, que há mais de uma década vem promovendo a interseção entre cultura, arte e educação. Programada para circular pela Região Metropolitana entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro, a Revoada promoverá estudos culturais para jovens de escolas públicas, voltados para temas que atravessam a diversidade, a partir da exibição de obras audiovisuais, oficinas e rodas de conversa, com participação de duas jovens de universidades baianas.
Com o protagonismo da juventude baiana como mote, a Revoada busca estimular a reflexão crítica, promovendo o debate sobre temas emergentes na sociedade, como racialidade, colonialidade, desigualdade social, meio ambiente e cidadania. A provocação para o diálogo entre os estudantes virá de reflexões presentes nos depoimentos de personalidades influentes no cenário nacional, a exemplo de Leonardo Boff, Tom Zé, Kaê Guajajara, Thiffany Odara, Tainá Marajoara e Danielle Almeida, que deram origem ao webprograma Narrativas de Brasis (2021), exibido pela TVE e pela Mídia Ninja, cujos trechos serão reproduzidos em auditórios, salas e pátios das escolas.
O coordenador-geral do projeto Narrativas de Brasis, Thiago Pondé, responsável pela iniciativa cultural, aponta que a mostra itinerante foi pensada como forma de apoiar o crescimento e a construção de futuras lideranças na sociedade baiana, potencializando o caráter inclusivo da cultura, além de promover o intercâmbio do pensamento de artistas, ativistas e intelectuais com o conhecimento produzido em ambientes formais de educação. “A Revoada Brasileira nasce como um espaço de expressão e aprendizado sobre a diversidade, onde os estudantes terão a oportunidade de compartilhar suas visões de mundo. Acreditamos ainda no poder da arte como ferramenta de reflexão crítica e transformação social.”
O afeto no processo educativo
Ainda como parte da programação da Revoada Brasileira, sete encontros preparatórios, divididos por temáticas, estão sendo realizados com a participação de cinco jovens bolsistas, acompanhados por uma professora de uma das escolas envolvidas. Raika Santana, 15 anos, estudante da escola de tempo integral de Portão, em Lauro de Freitas, é uma das bolsistas envolvidas.
Vice-líder da turma do 1o ano do ensino médio, Raika revela a expectativa gerada entre os estudantes pelo projeto Revoada Brasileira: “Entendemos que nós, jovens pretos periféricos, somos excluídos e sempre tentam dificultar a nossa caminhada. Aprender tem a ver com afeto e os encontros preparatórios já estão sendo uma troca afetuosa. Estou aprendendo coisas pequenas, como um vocabulário novo, e coisas grandes que eu vou levar para a vida. É muito gratificante ter sido escolhida para representar a minha escola e um bairro da periferia que muitas vezes é mostrado de forma negativa.”
A metodologia desenvolvida pelo Núcleo Educativo do projeto Narrativas de Brasis se baseia em uma abordagem dialógica presente na educomunicação, para a construção de conhecimento sobre os seguintes temas presentes no webprograma Narrativas de Brasis e no livro digital Conversações (2023): Colonização e Povos Originários; Racialidade e Transversalidades; Sociedade e Desigualdade no Brasil; História e Formação do Estado no Brasil; Educação, Cidadania e Transversalidades; Meio Ambiente, Cultura Alimentar e Saúde; Comunicação, Redes e Tecnologias.
Lei Paulo Gustavo
O projeto Revoada Brasileira foi contemplado nos editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. O programa Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
Programação: Revoada Brasileira – Mostra Cultural Itinerante
Lauro de Freitas – a partir das 8h
30/09 – Evento de Lançamento no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação de Lauro de Freitas (CEEP TIC)
04/10 – Colégio de Tempo Integral de Portão (Cetic)
Salvador – a partir das 8h
01/10 – Centro Estadual de Educação Profissional Carlos Corrêa de Menezes Sant’Anna (Nordeste de Amaralina)
02/10 – Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques (São Cristóvão)
03/10 – Colégio Estadual Anísio Teixeira (Caixa D’Água)