Ricardo Augusto lança 7º álbum “Eternamorada” em ritmo de jazz e bossa nova
O cantor e compositor baiano Ricardo Augusto lança seu 7º álbum autoral HOJE, dia 18 de outubro. Em ritmo de jazz e bossa nova, o disco traz 12 faixas, sendo oito composições do próprio Ricardo e quatro em parceria com letristas renomados, como Capinan, Edgard Navarro, Gileno Félix e Murilo Miranda. O álbum chega às plataformas digitais através do Selo Benzza Music (@benzzamusic).OUÇA aqui
Ricardo conta que a ideia do álbum surgiu após compor a canção “Menino de Ouro” para seu filho Francisco. “Toda vez que eu tocava a música recebia incentivo para gravar. Com a chegada de novas composições no repertório, decidi organizar o lançamento do álbum”, destaca o artista.
Com mais de 50 anos de carreira e uma trajetória marcada por canções interpretadas por grandes nomes da MPB, a exemplo de Zizi Possi, Zezé Motta, Sandra de Sá, Geraldo Azevedo e Luiz Melodia, com quem tocou durante anos, Ricardo Augusto retoma sua produção artística resgatando o melhor da essência jazz e bossa nova, com influências do choro, samba, maracatu, tango, blues, xote.
A parceria com grandes nomes da cultura baiana no processo criativo deram um tom poético e refinado às músicas. As letras celebram o amor em diferentes instâncias e experiências cotidianas de relação com a cidade. “À Luz do Luar”, resultado de uma parceria com Capinan, nasceu de uma mensagem de texto do compositor e, em poucos minutos, Ricardo criou a melodia. Da colaboração com o também cineasta Edgard Navarro, surgiu um inusitado encontro de estilos entre choro e tango que resultou na música “Chorangotango”.
Entre as faixas de destaque estão ainda “Eternamorada”, que dá nome ao álbum, além de canções como “Terceira Margem”, “Maracatu da Maracangalha”, “Mulher Nordestina”, em parceria com Murilo Miranda e “Sempre a Navegar” em parceria com Gileno Félix. Algumas canções já existiam e outras foram reformuladas para o álbum.
O processo de gravação reuniu os músicos: Marcelo Galter no piano, Ldson Galter no baixo acústico e Victor Brasil na bateria. O álbum foi gravado no Estúdio Doze Por Oito, sob a direção de Pablo Moreno. Após a gravação das bases, Ricardo também se dedicou aos arranjos de violões, guitarras e vozes contando com a contribuição de Pablo.
Lançamento do EP Eternamorada de Ricardo Augusto
18 de outubro
Acompanhe em:
Spotify: Ricardo Augusto
Instagram: @ricardoaugustomello