Russo Passapusso e Orquestras Afrobaianas em show na Concha Acústica do TCA

O cantor Russo Passapusso, do grupo BaianaSystem, será uma das atrações principais do concerto “Ponte Para a Comunidade”, que lança oito Orquestras Afrobaianas no dia 14 de novembro, às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. O evento, aberto ao público, também terá a presença da Orquestra Afrosinfônica, que dará suporte musical às Afrobaianas das instituições culturais Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Olodum, Malê Debalê, Banda Didá, Pracatum, Cortejo Afro e Grupo Étnico Cultural. Os ingressos gratuitos podem ser retirados pelo Sympla.

Russo Passapusso destaca-se no evento interpretando a canção “Batuquerê”, faixa de seu novo trabalho com a BaianaSystem. A música, composta em parceria com o maestro Ubiratan Marques, Antônio Carlos e Jocafi, foi gravada com o coral de alunos na Igreja Rosário dos Pretos, no Pelourinho, e celebra a trajetória de 15 anos do BaianaSystem. “Batuquerê sela esse trabalho coletivo e forte da BaianaSystem, que renova nossos processos e expressões”, comenta Russo.

Dividindo a direção artística do concerto com o maestro Ubiratan Marques, idealizador da Casa da Ponte, e Filipe Cartaxo, Russo explora a fusão da música com expressões visuais. “Trabalhamos como uma tríade: eu com as palavras, Cartaxo sintetizando artes visuais e Bira, que enxerga música em tudo. Cada um complementa o outro”, afirma o cantor.

A Casa da Ponte, organização sociocultural responsável pelo projeto, oferece uma ampla formação musical para a juventude baiana, incluindo aulas de percussão, sopros, violão, canto coral, além de piano e contrabaixo acústico. Localizada no Pelourinho, a entidade promove o NMM (Núcleo Moderno de Música), levando ensino musical a cerca de 1.500 alunos de todas as idades e de bairros como Candeal, Curuzu, Itapuã e Bairro da Paz.

O concerto “Ponte Para a Comunidade – Orquestras Afrobaianas” simboliza a resistência e o fortalecimento das tradições musicais e culturais da Bahia, integrando inovação e raízes afro-brasileiras.