
Salvador entra para o mapa do Va’a ao sediar maior campeonato de canoa havaiana do país
Salvador fez história neste fim de semana ao receber, pela primeira vez no Nordeste, o Campeonato Brasileiro de Va’a 2025, a maior competição de canoa havaiana do Brasil. O evento reuniu cerca de 600 atletas e paratletas, de 13 a 84 anos, vindos de todo o país. As disputas aconteceram nas águas da Baía de Todos-os-Santos, com largadas e chegadas na Marina da Penha, na Ribeira.
Com percursos de 8 km, 12 km e 16 km, os competidores participaram das categorias V1, V1R, V2R e V3. O destaque feminino ficou com a paulista Luana Vittorazzo, campeã do V1 com o tempo de 1h38min39seg, enquanto o capixaba Robert Almeida Gonçalves foi o mais rápido no masculino, finalizando a prova em 1h21min38seg. Ambos garantiram vaga no Mundial e Pan-Americano de Va’a, que acontecerão ainda este ano em Niterói (RJ) e Rapa Nui (Chile). Entre os jovens talentos, os destaques foram Kaique Passos Ramos e Felipe Rodriguez, que marcaram os melhores tempos no V1 masculino júnior.
Organizado pela M1 Treinamentos e Eventos com chancela da Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA), o evento reuniu cerca de 1.000 pessoas por dia, movimentando o turismo esportivo e náutico da capital baiana. Para Nicole Saback, representante da CBVAA na Bahia, a realização da competição no Nordeste representa um avanço significativo para a modalidade: “É um marco para o esporte e para o desenvolvimento do turismo náutico regional”.
O evento teve o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR). O secretário Maurício Bacellar destacou os investimentos em infraestrutura náutica, que somam US$ 70 milhões, e posicionam Salvador como destino estratégico para o turismo esportivo. “Além de fomentar o esporte, atraímos visitantes e movimentamos a economia local”, afirmou.
Com estrutura moderna e revitalizada, a Marina da Penha simboliza a aposta da Bahia no turismo sustentável e esportivo. O sucesso do campeonato reforça Salvador como novo ponto de referência no calendário nacional da canoa havaiana