Salvador recebe jornada acadêmica sobre 400 anos de laços entre Brasil e Espanha

No próximo dia 17 de fevereiro, Salvador será palco de uma jornada acadêmica que celebra os 400 anos de vínculos históricos entre Brasil e Espanha. Organizado pelo Instituto Cervantes e pela Embaixada da Espanha, o evento acontecerá no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), no bairro de Nazaré, a partir das 8h30.

A programação inclui palestras de professores e pesquisadores brasileiros e espanhóis, abordando o marco histórico de 1625, quando Salvador, então capital do Brasil, foi retomada do domínio holandês por uma frota hispano-portuguesa, comandada por Dom Fadrique de Toledo Osorio. Recentemente, a descoberta de uma pintura histórica trouxe novos elementos para o estudo desse período, que serão detalhados no seminário.

Entre os temas das palestras estão “Os holandeses em Salvador da Bahia”, “O impacto da recuperação de 1625” e uma revisão artística e iconográfica da pintura histórica “Sítio e empresa da cidade de Salvador da Bahia”. O evento é gratuito, aberto ao público e oferece certificado de participação, sujeito à lotação do espaço.

A jornada acadêmica coincide com a estadia em Salvador do navio-escola espanhol Juan Sebastián de Elcano, que estará atracado na cidade entre os dias 14 e 17. A embarcação histórica, construída na década de 1920, é usada para formar oficiais da Armada Espanhola e promover a diplomacia cultural.