Salvador recebe seminário nacional sobre planejamento do Brasil até 2050

Salvador foi palco, na última sexta-feira (11), de um importante debate sobre o futuro do Brasil. A capital baiana sediou o seminário Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2025-2050, promovido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), em parceria com o Governo da Bahia. O evento reuniu representantes da sociedade civil, setor produtivo, academia e autoridades públicas com o objetivo de pensar, de forma colaborativa, os rumos do país para as próximas décadas.

O encontro aconteceu no Auditório do Ministério Público da Bahia, no Centro Administrativo (CAB), e contou com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, da secretária Nacional de Planejamento, Virgínia de Ângelis, e do secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto. A proposta da iniciativa é construir diretrizes que preparem o Brasil para os desafios e oportunidades até 2050, com foco no desenvolvimento sustentável, redução das desigualdades e incentivo à inovação.

A Estratégia Brasil 2050 é uma proposta inédita de planejamento público de longo prazo. O plano pretende alinhar políticas públicas às transformações sociais, econômicas e ambientais, levando em consideração as particularidades de cada região. “Queremos escutar o Brasil real e construir uma estratégia que dialogue com as diferentes vozes do nosso país”, destacou Simone Tebet.

Durante o evento, especialistas de diversas áreas participaram de painéis e mesas temáticas, discutindo desde mudanças climáticas até o futuro do trabalho e da educação. A troca de experiências e ideias visa traçar caminhos concretos para um país mais justo, resiliente e competitivo nos próximos 25 anos.

Além das discussões presenciais, está aberta a consulta pública “Que Brasil queremos nos próximos 25 anos?”, na plataforma Brasil Participativo. A ferramenta permite que qualquer cidadão envie sugestões e opiniões, reforçando o caráter democrático e participativo do projeto.

A programação dos encontros segue em outras regiões do país, consolidando um processo colaborativo e estratégico para o futuro do Brasil.